O risco de arritmias ventriculares e prolongamento do intervalo QT com quimioterápicos

Um estudo levantou todas as drogas relacionadas à indução de prolongamento do intervalo QT, torsade de pointes e arritmias ventriculares.

A oncologia evoluiu muitos nos últimos anos, ela trouxe, através da medicina de precisão, a esperança para diversas pessoas que antigamente eram fadadas a aceitar seu trágico prognóstico. Entretanto as medicações oncológicas estão longe de estarem livres de efeitos colaterais, e o coração parecer ser um alvo em especial dessa classe de medicamentos. Um estudo levantou todas as drogas que estavam relacionadas à indução de prolongamento do intervalo QT, torsade de pointes e arritmias ventriculares de acordo com o Dicionário Médico para Atividades Regulamentares que foram inseridos no banco de dados de farmacovigilância global da Organização Mundial da Saúde de novembro de 1967 a janeiro de 2019.

Leia também: Sono saudável diminui risco de arritmias

O risco de arritmias ventriculares e prolongamento do intervalo QT com quimioterápicos

Metodologia

Foi utilizado uma análise de desproporção entre as 663 moléculas anticâncer com as 20222 drogas do banco de dados (grupo controle) para avaliação a real proporção das alterações elétricas do coração. Foram realizadas comparações entre os rótulos dos produtos da Food and Drug Administration (FDA), CredibleMeds e VigiBase ao avaliar o risco de arritmias cardíacas de terapias anticâncer.

Foram reportados 42.462 eventos, com um impressionante aumento em tempos mais recentes (de 580 eventos entre 1967 e 1983 para 15.070 eventos de 2014 a 2018!). A proporção dos eventos pelas drogas anticâncer subiu de 0,9% (5/580) para 14% (2.115/15.070). Dentre os quimioterápicos, 40 foram relacionados ao prolongamento do intervalo QT e 27 também foram relacionas a morte súbita e arritmias ventriculares. Além disso 9 drogas foram associadas a arritmias ventriculares e morte súbita sem prolongarem o QT. Foram 2.301 eventos envolvendo essas drogas, sendo 13,8% fatais.

Saiba mais: Estratificação de risco de arritmias ventriculares e morte súbita na cardiomiopatia dilatada 

A drogas mais relacionadas aos eventos são os inibidores da tirosina quinase, seguidos dos agentes citotóxicos, hormonioterapia, imunoterapia, 20% dos eventos foram causados por drogas que não compunham essas classes. As drogas que mais estiveram, especificamente, relacionadas aos eventos foram o vandetanib para QT prolongado, trióxido de arsênico para torsade de pointes e amsacrine para arritmias ventriculares. Em 86% dos casos de QT longo, apenas droga oncológica pode ser culpada como medicamento, porém alguns pacientes possuíam condições clínicas que poderiam favorecer tal achado, como infecção, insuficiência e isquemia cardíaca.

Resultado

Por fim pode-se concluir que desde a inserção do VigiBase o número de eventos arrítmicos, fatais ou não, relacionados a medicamentos contra o câncer cresceu consideravelmente. Há discrepância entre os dados dos rótulos do FDA e do CredibleMeds em relação ao VigiBase, mostrando que esses medicamentos podem causar mais arritmia do que realmente é relatado. Esses dados são importantes para estratificar o risco de arritmias induzidas por essas drogas e auxiliar no tratamento anticâncer mais seguro.

Referências bibliográficas:

  • Salem JE, Nguyen LS, Moslehi JJ, et al. Anticancer Drug-Induced Life-Threatening Ventricular Arrhythmias: A World Health Organization Pharmacovigilance Study. Eur Heart J. 2021;42:3915-3928. doi: 10.1093/eurheartj/ehab362

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.