O tamanho do sapato como preditor do tamanho de uma prótese ortopédica

Uma prótese ortopédica pequena pode gerar instabilidade e o implante maior do que o necessário pode limitar a mobilidade. Saiba mais.

As cirurgias de substituição articular contam com inúmeros desafios para os cirurgiões. O dimensionamento adequado dos implantes é essencial para o bom resultado da cirurgia. Uma prótese ortopédica pequena pode gerar instabilidade e o implante maior do que o necessário pode limitar a mobilidade articular ou causar dor. 

Alguns pacientes submetidos a estas cirurgias podem apresentar características morfológicas especiais como nanismo ou mesmo uma anatomia óssea mais avantajada, assim vários tamanhos de implantes devem estar presentes na cirurgia para o uso do cirurgião.

Um interessante artigo foi publicado recentemente correlacionando o tamanho do calçado de pacientes submetidos a prótese ortopédica do joelho com o tamanho dos componentes utilizados na cirurgia. Trata-se de um estudo retrospectivo com nível de evidência III publicado em 2018.

prótese ortopédica deve ter o tamanho adequado

O estudo

O objetivo do artigo foi comparar a altura corporal e o tamanho do calçado com os tamanhos dos implantes em pacientes submetidos à cirurgia de artroplastia total do joelho para ver qual destes é um melhor preditor para o planejamento pré-operatório na determinação do tamanho dos implantes.

Uma análise retrospectiva foi conduzida comparando o tamanho dos sapatos no padrão americano e a altura com o tamanho da prótese utilizada na cirurgia. O estudo incluiu 100 joelhos, pertencentes a 50 mulheres e 50 homens. A largura anteroposterior e médio-lateral femoral e a largura anteroposterior e médio-lateral tibial foram correlacionadas com a altura e o tamanho do calçado.

Leia também: Inovação: próteses de baixo custo dão novo rosto a sobreviventes de câncer

A correlação entre o tamanho do calçado e as quatro dimensões do implante do joelho, AP femoral, ML, e AP e ML tibial foram maiores do que as correlações entre altura e as mesmas quatro dimensões. O tamanho do sapato funcionou como preditor do tamanho dos componentes de maneira correta em 60% dos casos contra 57% utilizando a altura como parâmetro. Considerando a margem de erro de um tamanho a mais ou a menos do que o adequado, o índice de correlação chegou a 98%.

Considerações

O estudo apresenta limitações relacionadas ao design retrospectivo, ao tamanho pequeno da amostra e da comparação utilizando apenas 2 modelos de próteses de um mesmo fabricante, entretanto seus achados podem motivar o desenvolvimento de estudos futuros investigando esta associação. Os resultados deste estudo indicaram que o tamanho do calçado é um melhor preditor das dimensões dos componentes do que a altura corporal. 

 

Referência bibliográfica:

 

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades