O uso de cannabis por mulheres no menacme pode reduzir a fertilidade?

Sugere-se que o uso de cannabis por mulheres dobrou nos últimos 20 anos e evidências mostram que seu uso pode interferir na fertilidade.

Nos últimos anos vários países legalizaram o uso de cannabis. Alguns apenas de forma medicinal, visto os possíveis benefícios do canabidiol no tratamento de dor crônica, epilepsia, náusea, vômito e inapetência em pacientes sob quimioterapia. Já outros países também liberaram o uso da planta de forma recreativa, a fim de tentar reduzir o comércio ilegal, porém é sabido que seu uso a longo prazo pode cursar com dependência, déficit de atenção e de memória e até desencadear esquizofrenia. Sugere-se também, que o uso de cannabis por mulheres em idade reprodutiva aproximadamente dobrou nos últimos 20 anos e evidências mostram que seu uso pode inibir os pulsos de GnRh, alterando a ovulação e também a receptividade uterina e implantação. Estudo publicado na Human Reproduction este mês visou avaliar a interferência do uso de cannabis na taxa de sucesso de gestação em mulheres tentando engravidar.

Leia também: A discussão e o contexto da cannabis medicinal no Brasil

O uso de cannabis por mulheres no menacme pode reduzir a fertilidade?

Método do estudo

Foi realizada uma coorte prospectiva em 4 centros americanos entre 2006-20012 com 1228 mulheres entre 18 e 40 anos tentando gestar e com antecedente de 1 ou 2 abortos, estas pacientes foram submetidas a questionário, o qual incluía pergunta sobre uso de maconha nos últimos 12 meses e também era realizada análise urinária em 4 momentos diferentes.

O estudo foi uma análise secundária do trial multicêntrico com avaliação do uso de aspirina em baixa dose em pacientes com aborto prévio. As mulheres foram acompanhadas durante 6 ciclos menstruais e também no início da gestação para aquelas que conseguiram engravidar. Como viés, não foi avaliado no estudo o uso de maconha pelos parceiros, o que pode ser um fator confundidor, pois muitas vezes a droga é utilizada pelo casal e pode interferir também na qualidade seminal.

Os resultados mostraram que apenas 5% das mulheres do estudo fizeram uso de cannabis neste período (seja o diagnóstico por autodeclaração ou por metabólitos na urina). Das pacientes que engravidaram apenas 1,3% (11/789) utilizaram cannabis nas primeiras 8 semanas de gestação, sendo comprovado por urina positiva. Mais de 50% das participantes que tiveram urina positiva não declararam uso de cannabis, mostrando a falta de acurácia dos dados fornecidos pelas pacientes mesmo em regiões em que a maconha é legalizada.

O uso da planta foi mais comum em mulheres que se declararam não brancas e de menor nível escolar. Constatou-se também entre as mulheres que utilizaram cannabis, que houve maior ingesta de álcool, antidepressivos e maior frequência de atividade sexual.

Saiba mais: O uso do Canabidiol na população pediátrica

Foi detectada maior concentração plasmática de LH e também maior relação LH:FSH entre as usuárias de cannabis, mostrando influência da substância no ciclo menstrual e um provável aumento de anovulação. No estudo, 42% das mulheres que utilizaram cannabis no período pré-concepcional se tornaram gestantes, enquanto 66% das não usuárias conseguiram engravidar, mostrando 41% de redução de fecundidade entre as usuárias. Não foi possível estimar o risco de aborto nas primeiras 8 semanas decorrente de cannabis, pois o número de usuárias dentro do estudo que engravidaram e evoluíram para perda gestacional foi muito baixo.

Mensagem prática

O uso de cannabis por mulheres em idade reprodutiva pode ocasionar alterações hormonais com redução de pulsos de GnRh e aumento da relação LH:FSH, com tendência à anovulação e menores taxas de gestação.

Referências bibliográficas:

  • Mumford SL, Flannagan KS, Radoc JG, et al. Cannabis use while trying to conceive: a prospective cohort study evaluating associations with fecundability, live birth and pregnancy loss, Human Reproduction. 2021;deaa355. doi: 10.1093/humrep/deaa355

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.