Obesidade aumenta risco de complicações na infecção pelo novo coronavírus?

O coronavírus pode se manifestar de diversas formas, desde infecção assintomática a pneumonia grave. A obesidade pode ser fator de risco?

A Covid-19, causada pela infecção pelo novo coronavírus, SARS-CoV-2, pode se manifestar de diversas formas, desde infecção assintomática a pneumonia grave caracterizada por lesão respiratória aguda. Os fatores de risco associados à gravidade, incluem idade avançada, diabetes, supressão imunológica e falência orgânica.

Uma nova carta de pesquisadores da Universidade de Nova York mostra que a obesidade pode ser um fator de risco para hospitalização por Covid-19 em pacientes com menos de 60 anos.

médico medindo circunferência de paciente com obesidade e possível risco para coronavírus

Obesidade e coronavírus

Segundo a publicação, foi realizada uma análise retrospectiva do IMC estratificado por idade em em pacientes Covid-19-positivo sintomáticos que se apresentaram em um sistema hospitalar acadêmico na cidade de Nova York, entre 4 de março de 2020 e 4 de abril de 2020.

Veja mais: Oxigenação e ventilação em Covid-19: fique por dentro dos treinamentos disponíveis

Resultados do estudo

Dos 3.615 indivíduos que apresentaram resultado positivo para Covid-19, 775 (21%) apresentaram índice de massa corporal (IMC) 30-34 e 595 (16% da coorte total) tinham IMC > 35. Pacientes com idade inferior a 60 anos, com IMC de 30 a 34 apresentaram 2,0 vezes mais chances de serem admitidos na emergência (acute care) e 1,8 vezes mais chances de admissão em terapia intensiva, em comparação com indivíduos com IMC abaixo de 30. Para pacientes na mesma faixa etária com IMC acima de 35, o risco foi 2,2 e 3,6 vezes maior, respectivamente.

Embora pacientes com idade < 60 anos sejam geralmente considerados um grupo de risco mais baixo do Covid-19, com base nos dados do estudo americano, a obesidade parece ser uma doença não reconhecida anteriormente que funciona fator de risco para internação e necessidade de cuidados intensivos. Este dado é bastante relevante, já que quase 40% dos adultos nos EUA são obesos com IMC > 30.

cadastro portal

Outros estudos relacionando obesidade e Covid-19

Relatórios recentes de pacientes hospitalizados com Covid-19 mostraram que a obesidade é um fator de risco para doenças graves e morte. O relatório do Intensive Care National Audit and Research Centre (ICNARC) informou que no estudo com 2.621 pacientes em unidades de terapia intensiva na Inglaterra a taxa de letalidade naqueles com IMC ≥ 30 foi maior que os pacientes com IMC < 25 (57,5% vs 46,4%).

O relatório Internacional do International Severe Acute Respiratory & emerging Infection Consortium (ISARIC) (n.2) de 1.123 pacientes com Covid-19 confirmado ou suspeito informou que a obesidade era a quinta comorbidade mais comum em pacientes hospitalizados – apenas um pouco menos comum do que as condições de “alto risco” amplamente divulgadas, como asma e doença pulmonar crônica.

Leia também: Coronavírus e o paciente com obesidade: quais os principais desafios?

Take-home message

A obesidade parece ter contribuído como fator de risco para casos graves de Covid-19 em alguns estudos.

Aguardaremos novos resultados de coortes, incluindo as coortes brasileiras, para maiores esclarecimentos. Porém, vale a pena observar com mais atenção os pacientes que chegarem no plantão com suspeita de Covid-19 e apresentarem obesidade.

Referências bibliográficas:

  • Jennifer Lighter, et al. Obesity in patients younger than 60 years is a risk factor for Covid-19 hospital admission. Published by Oxford University Press for the Infectious Diseases Society of America
  • ICNARC report on COVID-19 in critical care. 4 April 2020. London: 2020. Accessed April 9,2020)
  • ISARIC. International Severe Acute Respiratory and Emerging Infection Consortium: COVID-19 Report 2 April 2020. vol. 9. 2020.
  • Lakshmi Manoharan & Blake Thomson Obesity: An independent risk factor for COVID-19 severity? ISARIC

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.