Obesidade e psoríase: dieta pode melhorar a doença dermatológica?

Evidências indicam que a obesidade pode intensificar a psoríase, diminuir os efeitos do tratamento e ainda aumentar o risco de mortalidade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Evidências indicam que a obesidade pode intensificar a psoríase, diminuir os efeitos do tratamento e ainda aumentar o risco de mortalidade. A cirurgia bariátrica já foi associada a um menor risco de desenvolver psoríase. Um estudo recente, publicado no periódico Arthritis Research & Therapy, analisou os efeitos de fazer uma dieta de baixo consumo calórico na melhora dessa doença dermatológica.

Para esse estudo, pesquisadores selecionaram 41 pacientes (66% do sexo feminino; idade média de 54 anos) para fazer uma dieta de baixíssima caloria (640 kcal/dia) durante 12 a 16 semanas. Após esse período, os participantes foram reintroduzidos a uma dieta com restrição de caloria. Todo o tratamento foi estruturado e realizado com apoio de especialistas. Terapia farmacológica com DMARDs sintéticas e/ou biológicas convencionais foi mantida constantemente de 3 meses antes até 6 meses após o baseline.

obesidade e psoriase

Efeito da dieta na psoríase

O tratamento consistiu em quatro porções diárias de pó que podiam ser dissolvidas e consumidas como shakes ou sopa. Todos os participantes tiveram seu IMC avaliado, assim como a atividade da doença, através de questionários e exames. O desfecho primário foi a porcentagem de pacientes que atingiram a atividade mínima da doença.

No baseline, o aumento do IMC foi associado a maior atividade da doença dermatológica. A perda de peso mediana foi de 18,7 kg (14,6 a 26,5). Os parâmetros que melhoraram após a dieta incluíram contagem de articulações doloridas, PCR, dor, fadiga e índice de saúde global. Quanto maior a perda de peso, maior foi o efeito de melhora. A porcentagem de pacientes com atividade mínima da doença aumentou de 29 para 54% (p = 0,002).

Conclusões

Para os pesquisadores, os achados indicam que o fazer dieta de baixo consumo de caloria a curto prazo para perder de peso pode estar associado a efeitos positivos significativos sobre a atividade da psoríase em pacientes obesos.

Psoríase e IAM: existe relação?

Referências:

  • Klingberg E, et al “Weight loss improves disease activity in patients with psoriatic arthritis and obesity: an interventional study” Arthritis Res Ther 2019; doi:10.1186/s13075-019-1810-5.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades