Obesidade mórbida não deve contraindicar artroplastia de quadril ou joelho

Pacientes com obesidade mórbida e osteoartrite grave podem se beneficiar de uma artroplastia de quadril ou joelho, mas a obesidade aumenta o risco.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pacientes com obesidade mórbida e osteoartrite grave podem se beneficiar de uma artroplastia de quadril ou joelho, mas como a obesidade aumenta o risco de complicações, esse procedimento é muitas vezes descartado em doentes com IMC muito elevado. Um novo artigo do The Journal of Bone and Joint Surgery avaliou se o risco/benefício dessa decisão.

Para esse estudo de coorte retrospectivo, foram utilizadas as bases de dados do Veterans Health Administration e do Veterans Affairs Surgical Quality Improvement para selecionar pacientes submetidos a artroplastia de quadril ou joelho, entre 2011 e 2014. Os critérios usados na análise foram:

  • Se os critérios de elegibilidade do IMC foram aplicados.
  • Quantas complicações de curto prazo teriam sido evitadas.
  • Quantos procedimentos cirúrgicos sem complicações teriam sido negados.
  • Valor preditivo dos critérios de elegibilidade do IMC como testes para complicações maiores.

obesidade morbida

Obesidade mórbida e artroplastia

No total, 27.671 artroplastias foram revisadas. Com um critério de IMC ≥ 40 kg/m², 1.148 pacientes teriam sido privados de um procedimento cirúrgico sem complicações maiores e apenas 83 teriam evitado uma complicação maior. O valor preditivo positivo de uma complicação com IMC ≥ 40 kg/m² como teste para complicações maiores foi de 6,74% (IC de 95%: 5,44% a 8,33%). Outros limites, como de 35 kg/m² e 30 kg/m², também mostraram pouco valor.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, com um critério de IMC, o número de pacientes que tem o procedimento cirúrgico sem complicações negado é cerca de 14 vezes maior do que aqueles que foram poupados de uma complicação. Para os autores, tal avaliação quantitativa ajuda a informar decisões a respeito da conveniência de aplicar um critério de IMC para artroplastia de quadril ou joelho.

Obesidade e doenças proctológicas: o que precisamos saber

Referências:

  • Giori NJ et al. Risk reduction compared with access to care: Quantifying the trade-off of enforcing a body mass index eligibility criterion for joint replacement. J Bone Joint Surg Am 2018 Apr 4; 100:539. http://dx.doi.org/10.2106/JBJS.17.00120

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades