Óbitos por câncer aumentam em até 13% a cada mês de atraso no tratamento

Atrasar o tratamento de um câncer por um mês aumenta o risco de mortalidade do paciente de 6 a 13%, alerta um estudo publicado em novembro.

Atrasar o tratamento de um câncer por um mês aumenta o risco de mortalidade do paciente de 6 a 13%. Um risco que só tende a aumentar, alerta um estudo publicado em novembro pelo The British Medical Journal.

Pesquisadores britânicos e canadenses analisaram as consequências do atraso do tratamento em sete tipos de câncer envolvendo mais de 1,2 milhão de pacientes a partir de 34 estudos publicados entre janeiro de 2000 e abril de 2020.

Esses estudos possuíam dados sobre intervenções cirúrgicas, terapia sistêmica ou radioterapia para sete formas de câncer: bexiga, mama, cólon, reto, pulmão, colo do útero e cabeça e pescoço — que juntas representam 44% de todos os cânceres incidentes globalmente.

Leia também: Qual o impacto do atraso no tratamento de diferentes tipo de câncer sobre a mortalidade?

Seu principal desfecho foi o risco de sobrevida global por atraso de quatro semanas para cada indicação e os atrasos foram medidos desde o diagnóstico até o primeiro tratamento, ou desde a conclusão de um tratamento até o início do próximo.

A análise dos resultados mostrou que em todas as três abordagens de tratamento, um atraso no tratamento de quatro semanas foi associado a um aumento no risco de óbito.

Para a cirurgia, este foi um aumento de 6 a 8% no risco de morte para cada atraso de tratamento de quatro semanas. O impacto foi ainda mais acentuado para os casos de tratamento com radioterapia e indicações sistêmicas, com um risco de óbito de 9% e 13% para a radioterapia de cabeça e pescoço, e tratamento sistêmico adjuvante para câncer colorretal, respectivamente.

Além disso, os pesquisadores calcularam que atrasos de até oito semanas e 12 semanas aumentaram ainda mais o risco de óbito.

Câncer de mama

Um exemplo utilizado foi o atraso de oito semanas na cirurgia de câncer de mama de uma paciente, que aumentaria o risco de óbito em 17%. Já 12 semanas de atraso elevaria o risco em 26%.

Levantamento no Brasil

Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) mostrou que, durante a primeira onda da pandemia, 74% dos especialistas da área tiveram um ou mais pacientes com o tratamento postergado por mais de um mês. Já 10% dos entrevistados indicaram queda de 40% a 60% nos atendimentos em seus consultórios.

No caso dos pacientes oncológicos, o retardamento dos cuidados por apenas algumas semanas pode ser determinante para a sua sobrevivência.

Segundo apuração do Instituto Oncoguia, exames utilizados para a detecção precoce da doença tiveram uma queda vertiginosa em 2020. As biópsias, por exemplo, caíram pela metade de março a setembro. No Sistema Único de Saúde (SUS), o número de pacientes oncológicos que iniciou o tratamento diminuiu cerca de 30% no mesmo período.

Saiba mais: Leucemia mieloide aguda: tempo entre diagnóstico e tratamento influencia o prognóstico?

Por isso, é tão importante que os médicos de pacientes oncológicos com poucas comorbidades recomendem a insistam no prosseguimento com o tratamento apropriado. A exceção seriam aqueles casos em estágios avançados, que precisam ser avaliados por um especialista para avaliar se os benefícios são maiores do que os riscos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags