Leia mais:
Leia mais:
Biópsia nas Doenças Pulmonares Intersticiais: como estamos?
Check-up Semanal: alerta sobre variante Ômicron, anestesia em fraturas do quadril em idosos e mais!
Exposição vertical ao HIV: caso clínico e principais cuidados [podcast]
Exames pré-operatórios: qual é a importância?
Mitos e verdades sobre o rastreamento do câncer de próstata [vídeo]

OMS: ações para redução dos erros relacionados à medicação

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No final do último mês (29/03/2017), a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou uma iniciativa global para reduzir pela metade os danos graves e evitáveis associados a medicamentos nos próximos cinco anos em todos os países.

Erro de medicação é qualquer evento evitável que pode levar ao uso inadequado de medicamento, podendo ou não prejudicar o paciente. Pode estar relacionado à prática profissional, produtos utilizados na área da saúde, procedimentos, falhas de comunicação, incluindo prescrição, rótulos, embalagens, nomes, preparação, dispensação, distribuição, administração, educação e monitoramento.

Veja também: ‘Mudanças que podem reduzir os erros médicos’

Segundo a OMS, os erros de medicação causam pelo menos uma morte diariamente e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas por ano, considerando apenas os Estados Unidos. Mundialmente, o custo associado aos erros de medicação foi estimado em quase 1% do total das despesas de saúde globais.

Com o objetivo de abordar as fragilidades nos sistemas de saúde que levam a erros de medicação e os graves danos que isso pode causar foi lançado o Global Patient Safety Challenge on Medication Safety. A iniciativa estabelece maneiras de melhorar a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos. Além disso, promove o aumento da conscientização entre os pacientes sobre os riscos associados ao uso indevido de medicamentos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

As ações previstas serão focadas nas seguintes áreas: 1) pacientes e público; 2) profissionais de saúde; 3) medicamentos como produtos; 4) sistemas e práticas de medicação. A iniciativa visa a promoção de melhorias do processo do uso de medicamentos em cada estágio.

Autora:

Referência:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.