OMS declara coronavírus como emergência internacional

Depois de o número de casos chegar a mais de 7 mil, a OMS declarou que o surto de coronavírus 2019-nCoV é uma emergência de saúde pública internacional.

Atualizações:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no último dia 30, que o surto da doença respiratória aguda pelo coronavírus (antes chamado de 2019-nCoV), Covid-19, é uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC). Apesar de alguns membros do comitê discordarem, foi discutido que declarar PHEIC era importante para reconhecer as ações tomadas pela China e oferecer apoio ao grande número de casos no país.

Até o momento, já foram identificadas mais de 77.200 pessoas infectadas, sendo 1.379 em outros 28 países. Dentro do total de casos, 10.980 já se recuperaram, mais de 11.600 estão em estado grave e 2.250 morreram, tendo a primeira morte fora da China nas Filipinas. Dos casos externos, apenas sete pacientes, em três países, não tiveram histórico de viagem à China. No Brasil, um caso suspeito está aguardando os resultados dos exames; outros 51 já foram descartados.

Na reunião, a OMS reforçou que a China deve continuar atualizando a população e tomando precauções, assim como os outros países devem manter a vigilância ativa e notificar assim que novos casos forem confirmados.

Veja mais sobre coronavírus:

coronavírus em imagem digitalizada

Coronavírus causador da Covid-19

Os casos de doença respiratória começaram na cidade de Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro, sendo confirmado como uma nova cepa do coronavírus no dia 8 de janeiro. As autoridades chinesas divulgaram o sequenciamento genético do vírus para que os outros países pudessem identificar de forma mais rápida os casos da doença. A OMS fez o primeiro alerta sobre a doença na segunda semana do mês.

A principal suspeita é que uma transmissão animal-humano tenha acontecido no mercado público de animais silvestres e marinhos da cidade chinesa. As investigações para identificar o animal ainda estão acontecendo, mas o mercado foi fechado para inspeção e limpeza.

A disseminação do vírus para outras regiões aconteceu ainda no início do mês, incluindo para os territórios independentes chineses Taiwan, Hong Kong e Macau. Os países que já possuem casos são: Tailândia, Singapura, França, Malásia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Vietnã, Nepal, Austrália, Cambodja, Canadá, Sri Lanka, Alemanha, Emirados Árabes, Finlândia, Filipinas, Índia, Inglaterra, Rússia, Itália, Suíça, Espanha, Bélgica, Egito, Israel, Irã e Líbano.

O Ministério da Saúde divulgou um protocolo para que os profissionais saibam como agir em casos suspeitos, falamos mais detalhadamente aqui no Portal. Os sintomas são os comuns de doenças respiratórias: febre, tosse ou dificuldade para respirar.

O diagnóstico é feito com exames de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar). O profissional deve realizar duas coletas de amostras e encaminhar para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica. A confirmação acontece quando há detecção do RNA viral.

Ouça nosso podcast! Falamos sobre tudo o que o profissional de saúde precisa saber sobre o novo surto!

Caso suspeito

A definição de caso já havia sido alterada pela OMS na última semana, considerando suspeitos pacientes que tenham viajado para a China, e não apenas Wuhan, nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas ou tenham tido contato próximo a um caso suspeito ou confirmado. Os suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto os sintomas persistirem. Caso o exame descarte o coronavírus, o paciente pode ser retirado do isolamento, mesmo sem melhora clínica.

A orientação geral da OMS é que os profissionais de saúde e as autoridades divulguem para a população que para se prevenir é necessário fazer ações simples que evitam resfriados comuns, como higiene das mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e evitar contato com pessoas suspeitas, além de práticas alimentares seguras.

Leia mais: Associação de coronavírus com doença respiratória grave e internação em UTI pediátrica

Coronavírus

Os coronavírus fazem parte de um grupo de vírus comum entre os animais, mas surtos por transmissão para humanos já aconteceram, como o da SARS, em 2002, e de MERS em 2012. Atualmente, os que são conhecidos e transmitem doenças para humanos são:

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.