OMS e PNI alertam contra repetição da vacina BCG em crianças

A OMS se posicionou em relação à repetição da vacina BCG em crianças previamente vacinadas, mas que não desenvolveram cicatriz vacinal. Confira o comunicado

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulga, regularmente, uma série de documentos sobre doenças e vacinas que impactam a saúde pública internacional. Estes documentos estão voltados, principalmente, para programas de vacinação em grande escala e resumem informações básicas e seu posicionamento final sobre doenças e as respectivas vacinas.

No documento BCG vaccines: WHO position paper – February 2018, a OMS se posiciona em relação à repetição da vacina BCG em crianças previamente vacinadas, mas que não desenvolveram cicatriz vacinal. De acordo com a OMS, a literatura mostra evidência mínima ou inexistente de qualquer benefício adicional da revacinação BCG contra tuberculose ou hanseníase. Portanto, a OMS não recomenda a revacinação mesmo que o teste tuberculínico (PPD) ou o Interferon Gamma Release Assay (Teste IGRA) sejam negativos.

Segundo a literatura, a ausência de uma cicatriz de BCG após a vacinação não é indicativa de falta de proteção e não é uma indicação para revacinação.

Leia mais: 10 sinais de alerta para imunodeficiências primárias em crianças

Neste contexto, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) divulgou, em 01 de fevereiro de 2019, a nota informativa 10/2019, atualizando a recomendação sobre a repetição da vacina BCG em crianças previamente vacinadas, mas que não desenvolveram cicatriz vacinal.

Com base no posicionamento da OMS e diante da ausência de evidências científicas que suportem a repetição da vacina BCG, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) não recomenda a revacinação de crianças que receberam a vacina e não desenvolveram cicatriz vacinal, independente do período decorrido após a vacinação. Entretanto o PNI enfatiza que as demais indicações da BCG estão mantidas segundo as normas do Programa.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.