OMS lança novos parâmetros globais para reduzir em 30% do consumo de sódio até 2025

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou no início deste mês um relatório definindo parâmetros globais para os níveis de sódio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou no início deste mês um relatório com dados reunidos de 41 países e definindo novos parâmetros globais para os níveis de sódio em mais de 60 categorias de alimentos que ajudarão os países a reduzir o teor de sódio nos alimentos. A meta é reduzir 30% do consumo de sal do planeta até 2025.

Leia também: Novos rótulos alimentares terão que sinalizar quando houver alto teor de açúcar, sódio e gorduras

OMS lança novos parâmetros globais para reduzir em 30% do consumo de sódio até 2025

Limites diários de sódio

Neste relatório, cada quantidade estipulada está de acordo com a experiência e os hábitos alimentares de diferentes países, entre eles o Brasil, o Reino Unido, a Austrália e os Estados Unidos. Diante desses dados, os especialistas da OMS recomendam que cada indivíduo não ultrapasse o consumo de 5 g de sal — o equivalente a 2 g de sódio. Vale lembrar que uma colher de chá rasa tem cerca de 5 g de sal.

“A maioria das pessoas nem imagina a quantidade de sódio que consome, assim como os riscos que isso representa. Precisamos que os governos estabeleçam políticas para reduzir o consumo de sal e forneçam aos cidadãos as informações necessárias para fazer as escolhas alimentares certas. Também precisamos que a indústria de alimentos e bebidas reduza os níveis de sódio nos alimentos processados. As novas referências da OMS oferecem aos países e à indústria um ponto de partida para revisar e estabelecer políticas para transformar o ambiente alimentar e salvar vidas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

OMS Global Sodium Benchmarks para diferentes categorias de alimentos

O documento aponta que 11 milhões de indivíduos vêm a óbito anualmente devido a uma dieta pobre em nutrientes, sendo que 3 milhões delas podem ser atribuídas à alta ingestão de sódio.

O relatório ainda destaca que um consumo exagerado de sal eleva a pressão arterial e, consequentemente, o risco de problemas cardiovasculares, que é a principal causa de óbito no planeta (32%) devido a doenças não infecciosas.

Saiba mais: Maior consumo de sódio acontece fora de casa

Além disso, os especialistas que assinam o relatório apontam outros benefícios de uma ingestão controlada de sódio, como a redução da incidência de enfermidades renais crônicas, a obesidade, o câncer de estômago e outras doenças hepáticas.

O abuso do sal também se reflete em sinais do corpo, como sede, hipertensão arterial, inchaço e ganho de peso. Isso acontece porque a substância faz o corpo retenha água para equilibrar a concentração dos íons e deixar o organismo em homeostase.

“A definição das metas globais de sódio é um passo importante para conduzir o progresso na redução do sódio. Elas ajudarão os países a definir as suas políticas nacionais e atuar como base para o diálogo contínuo entre a OMS e o setor privado”, dizem os autores do documento.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.