OMS retoma testes com hidroxicloroquina para Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que retomará os testes com a hidroxicloroquina e cloroquina para a Covid-19.

No mesmo dia que o The Lancet publicou uma nota de preocupação dizendo que está realizando uma auditoria no estudo da hidroxicloroquina para Covid-19, que envolveu mais de 96 mil pacientes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que retomará os testes com a droga para a doença pelo novo coronavírus.

A decisão, compartilhada em entrevista coletiva hoje, 3, foi baseada nas evidências atuais sobre mortalidade envolvendo a hidroxicloroquina e a cloroquina. Apesar da liberação, o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou que o Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados, do Grupo Executivo do projeto SOLIDARITY, vai continuar atento e acompanhando os estudos. Mas neste momento, a recomendação dos membros do comitê é que “não há motivos para modificar o protocolo”.

A cloroquina é uma das substâncias consideradas promissoras para o tratamento, por isso entrou no projeto SOLIDARITY da OMS, em março deste ano, um estudo colaborativo mundial para avaliar a ação das principais drogas no tratamento da Covid-19. Até o momento, mais de 3.500 pacientes foram recrutados em 35 países.

Falhas no estudo da hidroxicloroquina para Covid-19

A suspensão dos testes com a droga aconteceu no último dia 25, após a divulgação de um estudo observacional, envolvendo mais de 670 hospitais em seis continentes, avaliando o uso de cloroquina ou hidroxicloroquina com ou sem um macrolídeo em pacientes hospitalizados por Covid-19 de dezembro de 2019 a abril deste ano.

Esta semana, porém, um grupo de mais de cem especialistas publicou uma carta aberta ao The Lancet com diversos pontos de preocupação sobre a análise publicada. Entre os questionamentos está o tratamento dos dados, que não foram publicados para que possam ser analisados pelo restante da comunidade científica, e a ausência de revisão por comitê de ética.

Também foi levantado o fato de as doses diárias médias de hidroxicloroquina terem sido 100 mg mais altas que a recomendada pela Food and Drug Administration (FDA), enquanto 66% dos dados são de hospitais norte-americanos.

Após a repercussão das possíveis falhas, o The Lancet publicou na última sexta-feira, 29, uma correção, alterando o número de pacientes analisados na Ásia e na Austrália, mas não alterou os resultados principais do estudo. Hoje, porém, o periódico publicou uma nova nota, manifestando preocupação com as questões científicas levantadas e anunciou que o estudo está passando por uma auditoria.

Leia também: Covid-19: principais recomendações do novo protocolo de tratamento do Ministério da Saúde

Hidroxicloroquina e cloroquina

O uso da cloroquina e hidroxicloroquina na Covid-19 ainda é muito contraditório. O Ministério da Saúde autoriza o uso dos mesmos em seus protocolos, tanto em casos graves, quanto em casos leves. Mas algumas associações médicas se manifestaram contra o uso generalizado, considerando que são drogas mais indicadas em ambientes controlados, como ensaios clínicos. O principal motivo do posicionamento são os efeitos colaterais que esses medicamentos podem ter, que precisam ser monitorados pelos médicos.

Esta semana, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também emitiu uma nota contrária ao uso. Segundo a SBP, após extensa busca na literatura disponível sobre Covid-19, não foram observados estudos clínicos, randomizados e controlados que apresentem resultados consistentes e favoráveis à administração de cloroquina ou hidroxicloroquina, sejam eles associados ou não a antibióticos macrolídeos, tanto para a população de pacientes adultos quanto de pacientes pediátricos.

Por enquanto, mais estudos são necessários para avaliar a eficácia contra a doença.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.