Ortoceratologia: a importância de seguir as orientações do oftalmologista

Apesar da ortoceratologia já ter se mostrado uma técnica segura, sabemos que no uso de lentes de contato existe o risco de eventos adversos.

A miopia se tornou uma questão global, com estudos sugerindo que em torno de 50% da população mundial terá miopia em 2050 e mais de 10% terá alta miopia. A alta miopia pode causar alterações patológicas como glaucoma, descolamento de retina, degeneração macular miópica, levando a baixa visão.

ortoceratologia é um tratamento com lentes rígidas gás-permeáveis com um desenho especial, que remodelam a córnea para temporariamente reduzir ou eliminar a miopia.  Como a ortoceratologia comprovadamente reduz a progressão da miopia em crianças e tem como outra vantagem melhorar a visão sem correção durante o dia, existe um número crescente de pessoas utilizando essa técnica no mundo.

ortoceratologia

O uso da ortoceratologia

Apesar da ortoceratologia já ter se mostrado uma técnica segura, sabemos que no uso de lentes de contato existe o risco de eventos adversos como a ceratite microbiana, que poderia causar baixa visão. Não aderir aos procedimentos de uso corretos já foi demonstrado que é o maior fator de risco para complicações associadas ao uso de lentes de contato.  Cho P et al. encontraram que o maior nível de compliance no uso da ortok, soluções de limpeza e acessórios das lentes foi de 52,54 e 33% respectivamente.

Estudo

Um trabalho publicado esse ano na BMC Ophthalmology usou um questionário para avaliar o compliance dos pacientes submetidos a ortoceratologia. Foram avaliados 238 respostas. A idade variou de 7 a 25 anos e 97.5% era menor de 18 anos. 96.6% dos pacientes acreditava estar seguindo corretamente as recomendações de uso mas apenas 19.7% estava seguindo de fato corretamente. Não houve correlação entre compliance e idade ou sexo. Houve correlação entre compliance e experiência do usuário. Foram separados dois grupos: um em uso  menos de um ano e outro em uso há mais de um ano. O compliance nos usuários há menos de um ano foi maior do que nos veteranos. No grupo usando há menos de um ano os principais erros foram não trocar a caixinha no tempo correto (55.8%), permitir exposição da lente a soluções nãestéreis (67.3%), não remover os depósitos das lentes (55.8%). No grupo usando há mais de um ano os mais comuns foram permitir exposição a soluções não estereis (28%), não trocar a caixinha (24.4%) e não remover depositos (39%).

Saiba mais: Como tratar a anisomiopia em crianças: ortoceratologia ou atropina tópica?

Considerações

O estudo demonstrou que o compliance foi baixo (19.7%) e que não existe relação entre o compliance e a idade. Um estudo de Morgan PB et al. encontrou que quanto mais velho o paciente pior o compliance.O estudo sugere que medidas devem ser tomadas para evitar a perda do compliance ao longo dos anos de uso. Reorientar e fornecer guidelines de uso mesmo aos pacientes já veteranos é interessante. A maioria dos usuários (96.6%) acredita estar utilizando as lentes corretamente ou seja, o erro nãé intencional e pode ocorrer porque o paciente não se lembra ou não entendeu. Por isso é importante reexaminar e tentar identificar erros de uso que possam ser reorientados. Os problemas no compliance podem ser amenizados com educaçãcontinuada.

Referências bibliográficas:

  • Bian Z, Xu X, Chen D, Ni H. Assessment of patient compliance in orthokeratology and analysis of influencing factors: a cross-sectional study. BMC Ophthalmol. 2021 Nov 16;21(1):396. doi: 10.1186/s12886-021-02148-2. PMID: 34784895; PMCID: PMC8594163.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades