Os benefícios da pós-graduação médica: aspectos pessoais e profissionais

Cursos de pós-graduação médica lato sensu têm se tornado cada vez mais populares entre médicos que buscam aprimoramento em áreas do conhecimento.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Diante de uma Medicina que não para de avançar, não é difícil entender a importância de se investir em conhecimentos, buscando atualização profissional e ampliação de currículo. Nesse contexto, os cursos de pós-graduação médica lato sensu (PGMLS) têm se tornado cada vez mais populares entre profissionais que buscam aprimoramento em determinadas áreas do conhecimento médico para complementar a formação ou impulsionar a carreira. A PGMLS possibilita qualificação profissional, levando a uma prática médica mais segura, assertiva, eficiente e, consequentemente, a uma maior valorização do médico.

Durante o curso de pós-graduação, os médicos recebem uma formação teórica e prática específica, em uma ou mais especialidades médicas, em cenários de aprendizagem diversificados, com diferentes atividades ambulatoriais e hospitalares, tudo isso sob a supervisão de um professor devidamente titulado.

Além de outras inovações aprendidas pelo médico pós-graduando, novos tratamentos e técnicas acabam refletidos no dia a dia de sua prática clínica e na postura segura diante dos pacientes, tornando-o um profissional mais competente em seus diagnósticos, com maior credibilidade e prestígio junto à comunidade médica.

pós-graduação médica

Rede de contatos

Uma PGMLS de qualidade pode fazer muito mais pela carreira profissional dos médicos ao ampliar a rede de contatos e estimular novos relacionamentos entre estes profissionais. Em qualquer área de atuação, um bom relacionamento interpessoal abre portas e gera novas oportunidades de trabalho, de negócios e de aprendizagem a partir do compartilhamento de experiências, intercâmbio de pacientes e parcerias científicas em pesquisas ou estudos clínicos.

Teoria aliada à prática

Apesar de apresentarem uma carga horária menor do que a dos programas de residência médica, e ainda que desobrigados pelo MEC de oferecer aulas práticas em diferentes cenários de aprendizagem, os cursos de pós-graduação médica disponibilizados pelas faculdades de excelência incluem a prática em suas grades curriculares, e este é um grande diferencial.

As aulas práticas ocorrem em ambulatórios e hospitais parceiros da instituição de ensino, e os alunos são orientados por professores de grande experiência e devida titulação. Tendo em vista como o módulo prático é estruturado, o aluno pode conduzir exames e discutir casos de maior complexidade médica, acompanhando os pacientes de maneira efetiva e obtendo gradativa evolução.

Atuação complementar

Outro caminho para que o médico aumente sua resolutividade e se diferencie dos demais é a capacitação em novas especialidades médicas que tenham afinidade com a sua área de atuação. Vamos a um exemplo: profissionais que atuam em especialidades como pediatria, gastroenterologia e pneumologia podem se interessar em cursar uma pós-graduação em alergologia. Dessa maneira, é possível se capacitar para o atendimento de excelência, assistindo pacientes que, muito comumente, desenvolvem processos alérgicos. Isso agrega valor à prática profissional, beneficia o paciente e dá ao médico maior visibilidade perante a comunidade. Da mesma forma, profissionais de áreas como ginecologia e geriatria, cujos pacientes costumam apresentar transtornos de ansiedade e depressão, podem se beneficiar de uma pós-graduação em psiquiatria.

Novas descobertas

A Medicina avança a todo instante e, com isso, surgem inovações tecnológicas e farmacológicas que possibilitam novos tratamentos. Sendo assim, os conteúdos aprendidos na faculdade e na residência médica se desatualizam muito rapidamente frente aos novos. Mesmo que se busque atualização, participando de congressos e lendo revistas, a efetiva aplicação de novos recursos exige habilidades práticas e experiências clínicas. Nesse caso, cursar uma pós-graduação é uma das melhores alternativas.

Preparação para a prova de título de especialista

Embora os cursos de PGMLS não confiram ao médico o título de especialista, eles podem auxiliar e oportunizar essa conquista. A grade curricular de uma pós-graduação de excelência é elaborada de acordo com as exigências das sociedades médicas no que se refere às provas de títulos, contribuindo para o preparo do candidato. Além disso, a carga horária cumprida em determinada especialidade pode ser aproveitada como comprovação complementar de horas práticas para habilitar o aluno na prestação da sua prova de título. De qualquer forma, é necessário consultar os editais de cada sociedade médica e, assim, confirmar se a PGMLS pode mesmo auxiliar.

Enfim, o curso de pós-graduação médica lato sensu se apresenta como uma opção de educação continuada, acessível a médicos que precisam ou desejam adquirir ou obter mais conhecimentos em uma ou mais especialidades médicas ao término de sua graduação ou residência.

Conheça as opções de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidas pela Faculdade IPEMED de Ciências Médica.

*Esse conteúdo é um oferecimento do IPEMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades