Os erros e acertos na doação de órgãos

O Brasil é um dos países que mais fazem transplantes no mundo. Em número gerais de procedimentos, estamos em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos.

O Brasil é um dos países que mais fazem transplantes no mundo. Em número gerais de procedimentos, estamos em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. Entretanto, quando o número avaliado é o de doadores por milhão de habitantes, ainda estamos bem abaixo e a fila de espera só aumenta.

500x120-usuarios

A meta para 2015 era alcançar a taxa de 17 doadores por 1 milhão de habitantes. No entanto, após queda do número de doadores, a meta teve de ser reduzida para 15. Para se ter uma noção, países como a Espanha possuem 30 doadores por milhão de habitantes e EUA possuem 24.

Veja também: ‘Critérios para doação de órgãos’

No primeiro trimestre de 2015, foram realizados 1.862 transplantes de órgãos no país, 7.853 transplantes de tecidos e 433 de medula óssea. Esses números apresentam uma queda em relação ao último ano. Em 2014, tivemos 21.000 cirurgias de transplante, 30% foram de rins e fígados.

Muitos hospitais estão desenvolvendo melhores práticas e treinando suas equipes de saúde para aumentar o número de doadores e cirurgias. Porém, a realidade é que os números tem piorado nos últimos anos.

Diversos fatores estão relacionados a esta questão, todavia os especialistas apontam como os principais fatores a dificuldade no diagnóstico da morte encefálica e as divergências familiares.

A primeira questão é solucionada com o aprimoramento das equipes de saúde, educação continuada e melhoria das unidades para estarem mais bem preparadas para identificação rápida, abordagem da família corretamente e execução do ato cirúrgico.

A questão familiar é a mais preocupante para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Muitas famílias enxergam a doação como uma mutilação do ente querido, muito são ignorantes sobre o assunto ou não conseguem relacionar de maneira racional o momento da perda e o ato de doação. A falha na comunicação entre médico e família é um dos principais problemas e em muitas há divergência entre parentes, o que torna o processo lento e muitas vezes conduz ao atraso no ato.

250x250-1

Você sabia? ‘Nova regra do CFM permite que pacientes definam os limites terapêuticos na fase terminal’

Muito se tem investido e a ABTO acredita que o número de doadores poderá dobrar nos próximos anos. Um dos melhores exemplos a ser seguido é do estado de Santa Catarina. Nos últimos anos, Santa Catarina tem se dedicado a campanhas de conscientização e organização do sistema. Os resultados já estão surgindo com aumento em 20% no número de transplantes no último ano e alcançaram média de 34 doadores por milhão de habitantes.

Muitas lições ainda precisam ser compartilhadas e implementadas nas rotinas de hospitais. As campanhas de conscientização da população possuem papel fundamental junto as famílias e devem ser propagadas. Afinal, quando um receptor na fila de doação de órgãos recebe a notícia de um doador é como nascer de novo, e ter uma segunda chance de viver não tem preço.

Seja você também um doador e um elemento atuante na captação de órgãos. Para mais informações: www.abto.org.br.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.