Os impactos da pandemia para a população negra

Um avanço no sistema de saúde foi a inclusão das informações raça e cor para ajudar na identificação da vulnerabilidade da população negra.

Um avanço no sistema de saúde foi a inclusão de raça e cor nos sistemas de informação para ajudar na identificação da vulnerabilidade da população negra. A questão se tornou mais séria com a portaria nº 344 do ministério de saúde elaborada em 2017. Durante a pandemia do Covid-19, muitos problemas para identificar o adoecimento da população aconteceram e um desses problemas foi a identificação de raça/cor. Esta não foi elegível para análise nos boletins epidemiológicos iniciais, mas foi incorporado como categoria dos casos confirmados após o posicionamento da Sociedade Brasileira de Médicos de Família e Comunidade, além das instituições de defesa dos direitos das pessoas negras. Mesmo com tal obrigatoriedade, há escassez da informação sendo que fichas de atendimento sem a informação chegam ao dobro daquelas que possuem a informação e isso apresenta o tamanho da invisibilidade dessa temática, principalmente frente ao alcance do principio da equidade. 

Leia também: Dia do professor: adversidades, desafios e aprendizados da educação médica na pandemia

Os impactos da pandemia para a população Negra

Impacto da falta de dados

Podemos compreender que há racismo sistemático, considerando sua multidimensionalidade. Além disso, diminui a possibilidade da realização de estudos que possam objetivar revelar indicadores para facilitar as práticas de cuidado a essa população. Em alguns países há estudos que mostram piores taxas de mortalidade na população negra, indicando a necessidade de atenção aos dados aqui no Brasil. O desrespeito de um dos melhores sistemas de saúde do mundo começa com inobservância governamental dos próprios princípios balizadores do sistema de saúde. O Brasil é alvo de muitas críticas na gestão da atenção à saúde da população em relação a pandemia e dados dessa natureza devem ser melhor compreendidos. Milhares de famílias passaram e passam por dificuldades econômicas durante a pandemia e a população negra é grupo de vulnerabilidade, lembrando que as condições econômicas e sociais alteram a saúde da população.

A associação brasileira de saúde coletiva (ABRASCO), em 29 de setembro de 2021, apresentou manifesto em seu site, de acordo com texto elaborado pelo GT Racismo e Saúde/Abrasco com apoio institucional do UNFPA, sendo publicado originalmente pelo site Carta Capital em 28 de setembro. O manifesto ou artigo, versa sobre a atuação governamental que tem sido marcada pelas tentativas de ocultar a vulnerabilidade da população negra durante a pandemia. Descortinar as desigualdades sistêmicas entre grupos étnico-raciais é necessário, já que durante a pandemia, a informação pelo sistema do governo não vem contribuindo para análise de informações que possam servir para a produção do cuidado. A variável raça/cor é importante, pode gerar dados para cuidado dessa população em questão. 

Saiba mais: AAP 2021: saúde mental pós-parto e desenvolvimento infantil durante a pandemia 

A falta de dados relativos ao adoecimento da população negra durante a pandemia revela a não realização da obrigação de fazer prevista em lei, prevista também na Política Nacional de Saúde a População Negra- PNSIPN. Dessa forma o planejamento de cuidados a populações que vivem historicamente em situação de vulnerabilidade não acontecerá de forma efetiva, claro se isso for medida de atenção para dado governo, mesmo sabendo que é um plano de Estado e não de governo, o que revela que deveria ser realizado. Outro ponto importante é em relação à vacinação, que para essa população necessita de avaliações criteriosas da equipe de saúde. Existe grande diferença em vacinar uma pessoa com alto nível de escolaridade, que vive em regiões com estrutura e que possua rede de cuidado quando comparamos a vacinar pessoas em condições de vulnerabilidade, com baixa escolaridade, que moram em locais longínquos e em territórios violentos e complexos. Nessa segunda hipótese temos um território com maioria de população negra e pobre. Por isso, devemos compreender que pra se atingir equidade há necessidade de intervenção do Estado.

Mensagem final

A PNSIPN busca complementar a política universal da saúde pública estimulando os instrumentos de gestão para a melhoria das condições da saúde da população negra no Brasil. Precisamos levantar discussões na sociedade durante a pandemia para pensar em ações para melhorar as condição de saúde da população. Essa questão precisa estar em evidência em um plano de cuidados a população negra durante a pandemia pois é esta é mais vulnerável e isso acontece por um processo histórico que pode demorar para ser modificado enquanto o Estado e sociedade não compreender a necessidade de atenção que esta população carece. Ao final, podemos concluir que é difícil saber os impactos da pandemia à população negra sem a devida importância a dados tão importantes. Esperamos ainda que se solidifiquem estratégias para que o levantamento de dados possam ser instrumento de cuidado dos profissionais de saúde.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades