Os riscos de uma medida inadequada de pressão arterial

Medir incorretamente a pressão arterial pode levar a grandes erros nos resultados, especialmente no tratamento desnecessário da hipertensão.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Na maioria dos contextos clínicos, a pressão arterial (PA) não está sendo medida de acordo com os padrões que nós usamos em estudos clínicos, e medir incorretamente a PA pode levar a grandes erros nos resultados, especialmente numa superestimativa da pressão do paciente e no tratamento desnecessário deste.

Isso é especialmente preocupante na atenção primária, em que na realidade Brasil, o seguimento do paciente não será frequente, e aquela única medida da pressão arterial foi feita enquanto o paciente conversava com o aferidor na sala de espera, o que é uma prática muito comum. Mas qual é realmente a melhor maneira de medir a PA, e quais as exceções que devemos considerar?

Segundo a última diretriz do American College of Cardiology e American Heart Association (ACC/AHA 2017), as recomendações ideais para medida da pressão arterial envolvem o uso de “cuff” de tamanho próprio e manômetro validado, o paciente deve estar relaxado, sentado em uma cadeira e com as costas apoiadas em seu encosto, não deve falar ou realizar qualquer tipo de esforço por 5 minutos antes das medidas, e múltiplas medidas devem ser realizadas (o que talvez seja a mais difícil das recomendações) com 5 minutos de intervalo entre elas.

É sempre recomendável, também, confirmar a medida de pressão arterial da consulta com uma medida fora do consultório, para distinguirmos assim a tão falada hipertensão do jaleco branco, especialmente a medida ambulatorial (considerada hoje o padrão ouro). Estudos revelam que estes pacientes não são de alto risco e podem não necessitar de tratamento.

E fora do consultório médico? A diretriz enfatiza o papel da medida domiciliar e ambulatorial no diagnóstico e manejo da hipertensão. Embora não tenhamos nenhum estudo que mostrou maior benefício em termos de desfechos no uso da medida fora do consultório em comparação a medida de consultório, estudos epidemiológicos já relacionaram melhor a medida fora do consultório com o risco de eventos.

Temos também a situação inversa, a chamada hipertensão mascarada; para esses a medida fora do consultório é o único meio de diagnosticar, visto que apresentam níveis tensionais na faixa de normalidade na consulta, ou usualmente são pacientes limítrofes. Este grupo foi subestimado por muito tempo, mas admite-se que corresponda a 10-20% dos hipertensos, o que é especialmente preocupante por se tratarem de pacientes de alto risco de eventos. São pacientes que usualmente estão no limiar da normalidade… aquele 135 x 85 que ninguém sabia o que fazer, mas que nos guidelines atuais já é tachado como hipertenso.

Para a correta adoção das diretrizes, e para realmente estarmos seguros no tratamento e acompanhamento dos pacientes, mais do que simplesmente adotar limiares mais baixos de PA, como o recomendado na recente diretriz americana, precisamos mudar a “cultura” que hoje gira em torno da medida da pressão arterial. Aproximar as condições de medida da pressão arterial das ideais e indicar corretamente a complementação com medidas fora do consultório é fundamental para o correto manejo do paciente.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Whelton PK, Carey RM, Aronow WS, et al. 2017. ACC / AHA / AAPA / ABC / ACPM / AGS / APhA / ASH / ASPC / NMA / PCNA Guideline for the Prevention, Detection, Evaluation, and Management of High Blood Pressure in Adults: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines. Hypertension 2018; 71:e13.
  • James PA, Oparil S, Carter BL, et al. 2014 Guideline for Management of High Blood Pressure. JAMA. 2014;311(5):507-520.
  • Measuring BP Is Simple, Right? Not so Fast – Medscape – Aug 14, 2018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.