Os serviços de atendimento à saúde da mulher na APS devem ser mantidos durante a pandemia?

As medidas de isolamento social para frear o avanço da pandemia por Covid-19 geraram uma redução do movimento nas unidades de APS.

As medidas de isolamento social promovidas para frear o avanço da pandemia por Covid-19 trouxeram também uma redução do movimento nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). No entanto, a diminuição da circulação de pessoas para reduzir o contágio da doença deve levar em consideração os potenciais malefícios causados pela interrupção dos acompanhamentos em saúde. Inclusive os atendimentos de pré-natal, planejamento familiar e outros relacionados à saúde da mulher.

É importante lembrar a recomendação do Ministério da Saúde de realizar ao menos 6 consultas pré-natais e 2 consultas puerperais. Dessa forma, fornecendo o adequado atendimento à mulher no ciclo gravídico-puerperal. Estudos demonstram a relação entre um menor número de consultas a uma maior mortalidade perinatal e infantil.

mulher sendo atendida na APS de saúde da mulher

Consequências de uma pandemia

Exemplos do prejuízo que o acompanhamento deficiente pode trazer às mulheres estão em casos de alguns países africanos que, durante a epidemia por Ebola, experimentaram uma diminuição do cuidado a gestantes e puérperas. Tanto por medo da população de ir até as unidades quanto devido à redução do próprio acesso aos serviços. Isso acabou ocasionando um grande aumento no número de mortes maternas e neonatais, equivalendo-se praticamente ao número de mortes causadas pela epidemia.

Da mesma maneira, houve aumento de gestações indesejadas, devido à diminuição do acesso a contraceptivos e a cuidados relacionados ao planejamento familiar. Vale lembrar que os efeitos da Covid-19 sobre o feto ainda são incertos. Alguns estudos apontam aumento de casos de trabalho de parto prematuro, de crescimento intrauterino retardado, de sofrimento fetal e possibilidade de transmissão vertical. Isso reforça a importância da contracepção nesse momento.

Leia também: Covid-19: qual a orientação sobre consultas eletivas de idosos durante a pandemia?

Importância da Atenção Primária

A APS é a porta de entrada para o sistema de saúde e deve-se manter atenta para enfrentar possíveis aumentos de desigualdades, usualmente agravadas por epidemias. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade recomenda, portanto, que se garanta o acesso adequado ao acompanhamento do ciclo gravídico-puerperal, ao planejamento familiar e aos atendimentos a queixas que tragam ameaça à saúde da mulher, como sangramento uterino anormal e investigações oncológicas.

Tais serviços devem ser considerados essenciais. Sendo oferecidos com os devidos cuidados, com o uso de máscara, atendimento e espera em locais distantes de sintomáticos respiratórios e desinfecção de superfícies e equipamentos. Recomenda-se também o fornecimento de maior quantidade de cartelas de contraceptivos, a fim de diminuir a circulação de pessoas, sem restringir o acesso.

Referências bibliográficas:

  • RECOMENDAÇÕES DA SBMFC PARA A APS DURANTE A PANDEMIA DE Covid-19. Grupo Técnico para Recomendações da SBMFC para a APS durante a Pandemia de Covid-19. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 1ª Edição 16 de maio de 2020.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.