Osteoartrite de joelho: qual melhor tratamento para dor a longo prazo?

As recomendações para manejo da osteoartrite de joelho a longo prazo ainda são incertas, um estudo recente tentou esclarecer a questão. Confira o resultado:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Embora a osteoartrite de joelho seja uma doença crônica e progressiva, os agentes farmacológicos são estudados principalmente quanto aos efeitos em curto-prazo, gerando recomendações incertas no manejo da doença a longo prazo.

Em 2018, o Jama publicou uma revisão sistemática e metanálise que reuniu informações de ensaios clínicos randomizados com análise de desfechos (dor, estrutura articular) de medicações para artrite de joelhos a longo prazo (>12 meses).

Leia mais: A osteoartrite está associada com maior risco de mortalidade?

O desfecho primário foi redução da dor em relação ao basal e desfechos secundários foram funcionalidade física e estrutura articular (avaliada através de radiografia -> estreitamento do espaço articular).

Resultados

  • 47 ensaios clínicos randomizados foram incluídos na análise
  • N = 22 037 pacientes – idade média 55-70 anos; 70% mulheres
  • A duração dos ensaios variou de 1-4 anos
  • Categorias de medicações: analgésicos; anti-inflamatórios não-esteroidais (aines); antioxidantes; agentes com ação-óssea como bifosfonatos e ranelato de estrôncio, injeções intra-articulares de medicações como ácido hialurônico e corticosteroides; drogas sintomáticas de ação-lenta como glucosamina e sulfato de condroitina e “supostos modificadores de doença” como cindunistat e sprifermin
  • 31 intervenções foram estudadas para dor, 13 para funcionalidade e 16 para estrutura articular:
  • Associações com redução da dor foram encontradas para a droga: celecoxibe (-0,18) e a droga sulfato de glicosamina (-0,29) – mas havia uma grande incerteza para todas as estimativas versus placebo.
  • A associação com redução da dor permaneceu significativa apenas para o sulfato de glicosamina quando os dados foram analisados usando a diferença principal em uma escala de 0-100 e quando os ensaios de alto risco de vieses foram excluídos.
  • Associações com melhora no estreitamento do espaço articular foram encontradas para o sulfato de glicosamina (-0,42), sulfato de condroitina (-0,2) e ranelato de estrôncio (-0,2).

Discussão

  • Os aines são as medicações mais usadas para o tratamento de osteoartrite. São associados com efeitos moderados na dor comparados com placebo ou paracetamol nos ensaios com duração de 12 meses ou menos e são recomendados pelos guidelines internacionais. Entretanto, eles são recomendados para uso em curto-prazo ou intermitente devido às considerações de segurança.
  • Nessa metanálise o celecoxibe foi o único aines associado com melhora da dor a longo-prazo porém o número de pacientes foi pequeno e a associação não foi observada após a exclusão de ensaios de alto risco de vieses.
  • Não houve associação do celecoxibe com melhora na funcionalidade física. Ele apresenta melhor tolerância gastrointestinal a longo prazo comparado aos aines não-seletivos e não foi associado com aumento de risco cardiovascular. Mesmo assim, devido a fraca associação com benefício versus placebo pode ser prematura a recomendação de qualquer aines além do tratamento a curto-prazo e intermitente.
  • Sulfato de glicosamina foi associado consistentemente com melhora na dor, funcionalidade e do estreitamento articular. Outras glicosaminas não foram associadas com benefício. Esse achado foi consistente com uma metanálise publicada previamente que incluiu principalmente estudos de curto-prazo.
  • Os resultados mostraram também que a combinação de injeções intra-articulares de ácido hialurônico e corticoides (geralmente usadas para exacerbações agudas de osteoartrite de joelhos) não apresentou associação com melhora da dor a longo-prazo.

Conclusões

Nessa revisão sistemática e metanálise de estudos com pacientes com osteoartrite de joelhos e ao menos 12 meses de seguimento houve incerteza a respeito das estimativas de efeitos para mudança de dor para todas as comparações versus placebo.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • GREGORI, Dario et al. Association of Pharmacological Treatments With Long-term Pain Control in Patients With Knee Osteoarthritis. A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Network. JAMA. 2018;320(24):2564-2579. doi:10.1001/jama.2018.19319

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades