Osteoporose: homem também pode ter?

Homens e mulheres podem desenvolver osteoporose. A taxa em homens representa 20 % dos casos totais e 25% dos casos de fratura de quadril.

A resposta é sim! Homens e mulheres podem desenvolver osteoporose. A taxa em homens representa 20 % dos casos totais e 25% dos casos de fratura de quadril. É mais comum após os 50 anos em mulheres e 70 anos em homens.

Pode não parecer, mas o osso é um estrutura viva e dinâmica, que se molda e se “fortalece” com a sobrecarga mecânica das atividades físicas. Tem as funções de movimentação do corpo, proteção dos órgãos, arcabouço para a medula óssea e reserva de cálcio e fósforo.

A osteoporose, portanto, é considerada uma doença metabólica, com diminuição na mineralização, quantidade e microarquitetura dos ossos. O osso fica mais frágil e mais susceptível a fraturas.

Leia também: Osteoporose: uma abordagem prática para diagnóstico e tratamento

osteoporose

Por que homens têm menos osteoporose?

Durante o desenvolvimento, os homens acumulam mais massa óssea e músculos do que as mulheres. Isso pode ser explicado provavelmente pela maior carga de atividade física e também maiores taxas do hormônio testosterona, além de não passarem pela menopausa. Outro fator a ser lembrado é que o exame de densitometria óssea, que faz diagnóstico de osteoporose, é pouco solicitado nesse gênero.

Tenho fatores de risco para osteoporose?

Os maiores fatores de risco são:

  • Antecedente pessoal de fratura óssea com traumas leves;
  • Antecedente familiar de fratura óssea;
  • Baixo peso (menos de 58 quilos);
  • Tabagismo;
  • Uso de medicações corticoesteroides por mais de 3 meses;

Os fatores de risco menores são:

  • Baixa quantidade do hormônio estrogênio em mulheres abaixo de 45 anos;
  • Fatores que diminuem a atividade física (imobilismo, acidente vascular cerebral, lesão na medula, demência, síndrome de fragilidade);
  • Baixa ingestão de cálcio, alta ingestão de cafeína;
  • Consumo de álcool maior que 2 doses ao dia;

Mas por que tratar a osteoporose?

As complicações mais temidas da osteoporose são as fraturas. Na coluna vertebral, as fraturas geram dor e alterações posturais (como a cifose). No quadril, as fraturas têm alta morbimortalidade, aumentando o risco de morte e de incapacidade física.

Outros ossos também ficam mais susceptíveis a fraturas, como os ossos do punho. O indivíduo pode sofrer um trauma e quebrar o osso ou também o osso fraco pode se quebrar sozinho por fragilidade.

A queda é a maior causa de morte acidental em indivíduos com mais de 65 anos.

Saiba mais: Como podemos prevenir a osteoporose induzida por corticoide?

Indicações para realizar a densitometria óssea

  • Qualquer adulto com fratura óssea após trauma mínimo;
  • Mulheres pós-menopausa ou antes se houver fatores de risco;
  • Homens com mais de 70 anos ou mais de 50 anos com fator de risco;
  • Doenças que geram baixa massa óssea (Doença de Paget, Osteomalácia, Osteogênese Imperfecta, Hiperparatireoidismo, Hipogonadismo, síndromes Intestinais Mal-Absortivas, algumas Neoplasias);
  • Doenças que geram Osteoporose Neurogênica (AVC, lesão medular);
  • Uso crônico de medicações: corticoesteroides, heparina, varfarina, anticonvulsivantes, lítio, ciclosporina, metrotexato;
  • Indivíduos já com diagnóstico de osteoporose e que estão fazendo o tratamento;

A prevenção de osteoporose se resume em:

  • Ingesta adequada de alimentos com cálcio (1.200 a 1.500 mg por dia, divididos em 4 refeições diárias);
  • Tomar Sol para produzir Vitamina D – 5% da área exposta corporal (um braço ou uma perna, direto no sol, sem protetor solar e com janela aberta) por 15 minutos diariamente. É ela que “ajuda a colocar o cálcio dentro do osso”;
  • Fazer atividade física. O osso fica mais forte com exercícios físicos de impacto e resistência. Exercícios sem a carga da gravidade, como hidroginástica e bicicleta tem um efeito menor sobre o fortalecimento do osso;
  • Evitar ingesta excessiva de proteínas e cafeína, pois elas aumentam a excreção de cálcio;

Tratamento medicamentoso

O médico deve avaliar a necessidade de suplementação de cálcio e vitamina D. Adicionalmente, pode-se pensar em Terapias de Reposição Hormonal para mulheres e homens.

Existem diversas medicações aprovadas para o tratamento da osteoporose. As classes medicamentosas se dividem entre Formadores de Osso, como o Teriparatide ou antirreabsortivos, como o Alendronato de Sódio, Ácido Zoledrônico, Raloxifeno, Denosumab, Ranelato de Estrôncio.

Manter um nível adequado de atividade física com exercícios aeróbicos, de resistência, equilíbrio, alongamentos e plataforma vibratória são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.