Outubro Rosa: INCA prevê 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil

Estima-se que o câncer de mama seja a segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres (11,6%) no mundo, ficando atrás do câncer de pulmão (18,4%).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns que acometem geralmente as mulheres na faixa etária entre 40 e 65 anos. De acordo com a estatística GLOBOCAN 2018, estima-se que a neoplasia mamária seja a segunda maior causa de mortalidade entre as pacientes (11,6%), ficando atrás somente do câncer de pulmão (18,4%). Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, a previsão para 2018 é de que 59.700 novos casos sejam diagnosticados, o que representa o risco estimado de 56,33 incidentes para cada 100 mil mulheres.

Outubro Rosa

Mortalidade do câncer de mama

Além de bastante comum, a doença é uma das que mais fazem vítimas fatais. Segundo relatório do Ministério da Saúde, cuja atualização mais recente data de 2016, o total de 16.254 pessoas morreram em decorrência do câncer de mama, deste contingente 16.069 eram mulheres e 185 homens.

Diagnóstico precoce

Apesar da agressividade, o câncer de mama tem alta probabilidade de cura quando detectado nos estágios iniciais. A chance de reversão da neoplasia mamária é de 95% para o diagnóstico precoce, porém se diagnosticado tardiamente a taxa cai para 50%. Por isso é de extrema importância que, ao surgirem os primeiros sintomas, o paciente procure um médico e realize os exames necessários.

Leia mais: Câncer de mama metastático: Anvisa aprova novo medicamento

Apesar de não ser considerado um exame preventivo, a forma mais simples de identificar algum nódulo é por meio de autoexame, no qual a mulher apalpa o próprio seio em busca de alguma alteração. Todavia, é recomendado que o médico oriente a paciente a realizar exames como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A mamografia costuma ser o primeiro teste solicitado quando há suspeita ou presença de nódulo mamário palpável.

Outubro Rosa

A fim de conscientizar sobre a importância dos exames preventivos e o diagnóstico precoce da doença, foi criada nos anos 90 a campanha Outubro Rosa. O Governo Brasileiro passou a adotar o Outubro Rosa oficialmente a partir de 2002, e a partir de 2011 o câncer de colo de útero também foi integrado à campanha.

Fatores de risco

A neoplasia mamária pode atingir mulheres, e em alguns casos homens, de qualquer idade. Entretanto, estudos epidemiológicos identificaram alguns perfis que estão ligados a um maior risco de desenvolvimento da doença. Há vários tipos de fatores que podem provocar o câncer de mama, entre eles estão:

Fatores endócrinos

  • Menarca precoce (primeira menstruação menor que 12 anos);
  • Contraceptivos orais (apesar de alguns estudos serem controversos)
  • Menopausa tardia (depois dos 55)
  • Terapia de reposição hormonal por tempo prolongado
  • Gravidez após os 30 anos

Fatores sociais

  • Tabagismo
  • Alcoolismo
  • Obesidade
  • Sedentarismo

Fatores hereditários ou genéticos

  • Histórico de câncer de mama na família
  • Câncer de ovário
  • Predisposição genética
  • Presença de mutação nos genes, principalmente nos BRCA1 e BRCA2

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades