Outubro Rosa: riscos e benefícios da mamografia

A mamografia pode reduzir a incidência de tumores, mas o que uma nova análise indica é que o exame reflete um overdiagnosis do câncer de mama.

A mamografia pode reduzir a incidência de tumores maiores ao detectar nódulos menores não-palpáveis, mas o que uma nova análise indica é que o exame reflete um overdiagnosis do câncer de mama. Nesse Outubro Rosa é importante refletir sobre os riscos e benefícios da mamografia.

500x120-rosa

Para avaliar o impacto da mamografia no overdiagnosis (detecção de tumores que não levarão a sintomas) do câncer de mama, pesquisadores americanos analisaram dados de base populacional da doença em mulheres com idade  ≥ 40 anos, com foco no tamanho do tumor.

Dados dos períodos 1975 – 1979 (antes do exame ser oferecido a todas) e 2000 – 2002 (período mais recente disponível com informações de acompanhamento de 10 anos) foram comparados.

Veja também: ‘Quando o risco de linfedema é maior?’

A análise mostrou que a incidência de tumores pequenos (<2 cm) in situ e tumores invasivos de mama aumentaram em 162 casos por 100 mil mulheres, e a incidência de tumores grandes (≥ 2cm) diminuiu em 30 casos por 100 mil.

Supondo que a incidência de câncer de mama manteve-se estável durante o período analisado, os dados indicam que 132 casos (162 – 30) por 100 mil mulheres refletem um overdiagnosis.

E mais: ‘Revisão dos fatores de risco para o câncer de mama’

Com base nos resultados, os pesquisadores estimam que a mamografia foi responsável por menos de um terço da redução de mortalidade por câncer de mama, com o equilíbrio em função da melhoria no tratamento.

Overdiagnosis

O excesso de diagnósticos tem como consequências exames, tratamentos e até cirurgias desnecessárias, além de aumentar significativamente os custos do sistema de saúde.

O estudo aborda uma preocupação importante e não reconhecida por muitos profissionais de saúde. Lembrando que conforme revisão das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, o exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos e deve ser repetido de 2 em 2 anos.

Esse mês, falaremos mais sobre o câncer de mama e o Outubro Rosa. Fique ligado!

250-BANNER6

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.jwatch.org/na42453/2016/10/12/critically-assessing-risks-and-benefits-screening

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.