Preditores de pneumonia na atenção básica

O principal desafio do médico nas infecções respiratórias é identificar os casos graves e definir a necessidade ou não de antimicrobianos.

As infecções respiratórias são uma das causas mais frequentes de atendimento na atenção primária. O principal desafio do médico é identificar os casos graves e definir a necessidade ou não de antimicrobianos. Ao contrário de ambientes hospitalares, na atenção primária nem sempre há exames complementares prontamente disponíveis e as medidas terapêuticas com frequência são apoiadas na história e exame físico.

Um estudo britânico multicêntrico rastreou 28.883 adultos com tosse “aguda” e suspeita de infecção respiratória em centros primários de atenção à saúde e, destes, 720 foram radiografados em até uma semana, sendo que em 115 tiveram confirmação de pneumonia no exame de imagem. A ideia do estudo foi avaliar quais preditores para pneumonia com confirmação radiográfica.

oximetria de pulso nas mãos de médico

Preditores para pneumonia

Acesse aqui o guia para pneumonia comunitária do Whitebook.

Os resultados mostraram que os preditores foram febre (risco relativo, RR 2,6), estertores (RR 1,8), oximetria < 95% (RR 1,7) e frequência cardíaca > 100 bpm (RR 1,9). Com base neles, os autores propuseram um escore para identificar pacientes com pneumonia na atenção primária, com a seguinte performance:

Fatores Sensibilidade Especificidade VPN* VPP*
0 86% 36% 93% 20%
1 83% 37% 92% 20%
2 41% 80% 87% 28%
3 19% 96% 86% 47%
4 3% 99% 84% 57%

*Valores preditivos negativo (VPN) e positivo (VPP).

Outro modelo possível é o modelo de Van Vaugt, que inclui ausência de rinorreia e presença de falta de ar, estertores, murmúrio vesicular diminuído, taquicardia e febre. Limitações importantes no estudo incluem o fato de que as radiografias de tórax foram realizadas em uma pequena amostra de toda a coorte, cujos pacientes apresentavam-se mais doentes para a primeira consulta e, portanto, com mais chance de pneumonia. Dessa forma é importante atentar-se para a presença de mais de um sinal clínico.

Referência:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.