Paciente com câncer recebe raro transplante de pulmão duplo com sucesso

Um homem de 54 anos diagnosticado com câncer de pulmão terminal se recuperou totalmente graças a um raro transplante de pulmão duplo.

Um homem não fumante de 54 anos diagnosticado com câncer de pulmão terminal se recuperou totalmente graças a um raro transplante de pulmão duplo, anunciaram os médicos do Northwestern Medicine, em Chicago, nos Estados Unidos, em um comunicado para a imprensa.

Albert Khoury, que estava com covid-19 quando ficou doente no início de 2020, tinha câncer de pulmão em estágio 1. Apesar de passar por tratamentos, o câncer continuou a se espalhar, tornando-se estágio 4 até o final de 2021.

“Médicos de outros hospitais disseram que não havia chance de sobrevivência. Então, minha irmã viu uma notícia sobre transplantes de pulmão pioneiros para pacientes com covid-19 na Northwestern Medicine e me encorajou a marcar uma consulta”, contou Khoury.

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversos pacientes com a doença sofreram tantos danos pulmonares que precisaram de transplantes pulmonares duplos.

“O transplante de pulmão para casos de é extremamente incomum, com poucos casos relatados, mas estávamos confiantes de que poderíamos eliminar todo o câncer durante a cirurgia e salvar sua vida”, disse Ankit Bharat, MD, chefe de cirurgia torácica da Northwestern Medicine.

Khoury foi submetido ao transplante durante uma cirurgia de sete horas no dia 25 de setembro de 2021, depois de passar duas semanas na lista de espera de transplante. Seis meses após a cirurgia, os novos pulmões de Khoury estão funcionando bem, sem indicações de recorrência do câncer.

Transplante de pulmão na Covid-19: quando pensar e indicar?

transplante de pulmao

Sucesso e recuperação 

“Nunca havíamos realizado um transplante em um paciente com câncer de pulmão e nem mesmo considerado essa possibilidade para alguém em estágio tão avançado como Albert”, ressaltou Bharat.

O cirurgião contou que a equipe teve de ser extremamente meticulosa para não deixar que as células cancerosas dos pulmões se espalhassem para a cavidade torácica ou para a corrente sanguínea.

A cirurgia foi um sucesso, e hoje, seis meses depois, Khoury está se recuperando bem. O paciente não precisa mais de oxigênio suplementar, podendo levar uma vida normal.

“Um dos maiores medos de realizar um transplante em qualquer paciente com câncer é o risco de recorrência após o procedimento. Todos os transplantados precisam de medicamentos para controlar seu sistema imunológico, o que tem um efeito imunossupressor. A preocupação é que, se você suprimir o sistema imunológico de alguém e ele tiver células cancerígenas persistentes no corpo, elas surgirão muito rapidamente”, disse o médico.

Mas o câncer de Khoury não voltou. A equipe médica do Northwestern Medicine conseguiu remover tudo completamente. De acordo com o comunicado enviado para a imprensa, o sucesso da cirurgia representa uma esperança para outros pacientes e novos protocolos para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão estão sendo desenvolvidos.

Edema agudo de pulmão (EAP) cardiogênico: 10 perguntas que os intensivistas devem saber responder

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o que mais mata nos Estados Unidos e no mundo, sendo responsável por 25% de todos os óbitos de câncer no país.

Segundo o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), em 2020, ano em que Khoury foi diagnosticado, 136 mil pessoas  vieram a óbito em decorrência de câncer de pulmão no país.
Em todo o mundo, a doença causou 1,8 milhão de óbitos naquele ano, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades