Página Principal > Figure 1 > Paciente confuso, com dor, tossindo sangue e pus
raio x

Paciente confuso, com dor, tossindo sangue e pus

Homem de 35 anos trazido à emergência por um amigo. Abuso conhecido de múltiplas drogas IV. Estado inicial: confuso, responde coisas não relevantes às perguntas, aparentemente com dor, tossindo sangue e pus.

– FR: 32 irpm, SAT O2: 88%, Temp: 39,6ºC, FC: 125 bpm, PA: 100/55 mmHg.
– Aparelho cardiovascular: som holossistólico, mais alto predominantemente em lado direito do esterno do paciente.
– Aparelho respiratório: roncos e crepitações.

Esse paciente está provavelmente evoluindo para choque. Ele precisa de oxigênio, fluidos IV e antibióticos. Antes de administrar antibióticos, é necessário realizar testes para rastreio de infecção: urina, sangue, fezes, orofaringe, escarro, etc. Depois a antibioticoterapia é alterada de acordo com os resultados.

Baixe grátis o App do nosso parceiro Figure 1 para ver a conclusão desse caso.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Clique e baixe aqui!

7 Comentários

  1. Ane Beatriz Quintana

    Choque séptico de origem respiratório! Pneumonia por estáfilo

    • Ana Carolina Pomodoro
      Ana Carolina Pomodoro

      Olá, Ane Beatriz! Sou Ana Carolina, médica e colunista da Pebmed. Agradecemos por interagir conosco e lhe convidamos a continuar acompanhando e participando do nosso portal.

  2. PNM por staphylo… usuario de drogas iv

  3. Choque séptico de origem respiratório. Concordo com a colega. Se é por staphilo ou não, será necessário cultura para avaliar conforme descrito no case e antibiograma para ajuste da antibióticoterapia. Medicina não é matemática.

  4. Pneumonia por estáfilo

  5. Paciente seropositivo para sida; pneumonia por criptococcos

  6. Multiplas drogas, não podemos descartar uso de crack, o Rx não está muito claro, mas com hemoptise, não podemos considerar TB associada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *