Paciente grave: ringer lactato ou soro fisiológico?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um artigo recente do New England Journal of Medicine abordou o estudo SMART (Isotonic Solutions and Major Adverse Renal Events Trial), que randomizou 15.802 pacientes admitidos em cinco UTIs em um único centro acadêmico. As unidades trocaram soluções salinas e cristaloides balanceados em meses pares e ímpares; ao longo do estudo de 1 de junho de 2015 até 30 de abril de 2017, 7.860 pacientes receberam SF 0,9% e 7.942 receberam Ringer lactato ou Plasma-Lyte A.

Dente as características dos participantes, a mediana de idade era de 58 anos, 56,7% eram homens, mais de um terço estava em ventilação mecânica, cerca de um quarto estava em uso de vasopressores e a creatinina basal era 0,89. O desfecho primário era caracterizado por eventos renais adversos maiores dentro de 30 dias:

– Morte;
– Nova terapia renal substitutiva;
– Disfunção renal persistente (caracterizada pela duplicação da creatinina de base).

LEIA MAIS: Escores SOFA x qSOFA na sepse

Os pacientes que receberam cristaloides balanceados tiveram menos incidência de desfechos primários em relação aos que receberam soluções salinas (p=0,04). Houve menos mortes no grupos dos cristaloides (p=0,06). Os resultados mostram que pacientes usando soluções balanceadas tiveram uma redução absoluta de 1,1% nos desfechos primários. Mudar de solução salina para cristaloide balanceado preveniria que um paciente tivesse morte, nova terapia de reposição renal ou disfunção renal persistente a cada 94 pacientes tratados.

Dessa forma, de acordo com este estudo, apesar da solução balanceada ser mais dispendiosa a longo prazo, parece haver um melhor custo-benefício com o uso de soluções balanceadas em pacientes críticos.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Autor:

Referência:

  • Balanced Crystalloids versus Saline in Critically Ill Adults; Semler,M.W. Self,W.H. et al., NEJM fev, 2018.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. vera saraiva

    muito bom ! excelente informaçaõ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.