Pacientes com 70 anos ou mais se beneficiam da cirurgia de hálux valgo?

O hálux valgo, conhecido popularmente em nosso meio como “joanete” é uma deformidade do hálux comum e sua prevalência aumenta com a idade.

O hálux valgo, conhecido popularmente em nosso meio como “joanete” é uma deformidade do hálux comum e sua prevalência aumenta com a idade. No entanto, poucos estudos compararam a eficácia da correção cirúrgica entre diferentes faixas etárias.

Um recente estudo publicado em uma revista científica de cirurgia do pé apresenta uma avaliação retrospectiva da influência da idade nos desfechos clínicos da correção cirúrgica desta deformidade.

Pacientes com 70 anos ou mais se beneficiam da cirurgia de hálux valgo

Características do estudo

Os pacientes submetidos à cirurgia corretiva de hálux valgo em um hospital universitário foram estratificados em 2 faixas etárias: ≥ 70 anos (Grupo 1) e < 70 anos (Grupo 2). Um total de 106 pacientes foi dividido em 2 grupos iguais para comparação. Os resultados de escores clínicos, e de escores para avaliação da qualidade de vida e satisfação foram coletados no pré-operatório e novamente aos 6 meses e 24 meses de pós-operatório.

Leia também: Ortopedia e Traumatologia: avanços, desafios e oportunidades na área 

Achados

Não foram encontradas diferenças entre os dois grupos de pacientes quanto às características pré-operatórias e os parâmetros clínicos. No entanto, os pacientes idosos tiveram pontuações significativamente mais baixas aos 6 meses (p = 0,001) e aos 24 meses (p < 0,001) no escore “Physical Component Summary” que avalia de maneira resumida o componente físico como parâmetro de qualidade de vida. As pontuações registradas através do uso da Escala Metatarsofalângica-Interfalangeana da American Orthopaedic Foot and Ankle Society também foram significativamente menores aos 24 meses (p = 0,026). Não houve diferença entre os 2 grupos nas taxas de satisfação dos pacientes aos 24 meses de pós-operatório (70% vs 85%, p > 0,05). Pacientes idosos apresentam melhorias significativas em seus escores clínicos 24 meses após a cirurgia, sem diferença significativa entre as taxas de satisfação com seus pares mais jovens.

Os resultados deste estudo sugerem que pacientes idosos podem se beneficiar da cirurgia de hálux valgo.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • S/O K S RZE, Lee M, Chen J, Meng NYE. Do Patients Aged 70 Years and Older Benefit From Hallux Valgus Surgery? J Foot Ankle Surg.  2022;61(2):310-313. doi: 10.1053/j.jfas.2021.08.009.

Especialidades