Leia mais:
Leia mais:
Pacientes com 70 anos ou mais se beneficiam da cirurgia de hálux valgo?
Joanete: como manejar corretamente o hálux valgo

Pacientes com 70 anos ou mais se beneficiam da cirurgia de hálux valgo?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O hálux valgo, conhecido popularmente em nosso meio como “joanete” é uma deformidade do hálux comum e sua prevalência aumenta com a idade. No entanto, poucos estudos compararam a eficácia da correção cirúrgica entre diferentes faixas etárias.

Um recente estudo publicado em uma revista científica de cirurgia do pé apresenta uma avaliação retrospectiva da influência da idade nos desfechos clínicos da correção cirúrgica desta deformidade.

Pacientes com 70 anos ou mais se beneficiam da cirurgia de hálux valgo

Características do estudo

Os pacientes submetidos à cirurgia corretiva de hálux valgo em um hospital universitário foram estratificados em 2 faixas etárias: ≥ 70 anos (Grupo 1) e < 70 anos (Grupo 2). Um total de 106 pacientes foi dividido em 2 grupos iguais para comparação. Os resultados de escores clínicos, e de escores para avaliação da qualidade de vida e satisfação foram coletados no pré-operatório e novamente aos 6 meses e 24 meses de pós-operatório.

Leia também: Ortopedia e Traumatologia: avanços, desafios e oportunidades na área 

Achados

Não foram encontradas diferenças entre os dois grupos de pacientes quanto às características pré-operatórias e os parâmetros clínicos. No entanto, os pacientes idosos tiveram pontuações significativamente mais baixas aos 6 meses (p = 0,001) e aos 24 meses (p < 0,001) no escore “Physical Component Summary” que avalia de maneira resumida o componente físico como parâmetro de qualidade de vida. As pontuações registradas através do uso da Escala Metatarsofalângica-Interfalangeana da American Orthopaedic Foot and Ankle Society também foram significativamente menores aos 24 meses (p = 0,026). Não houve diferença entre os 2 grupos nas taxas de satisfação dos pacientes aos 24 meses de pós-operatório (70% vs 85%, p > 0,05). Pacientes idosos apresentam melhorias significativas em seus escores clínicos 24 meses após a cirurgia, sem diferença significativa entre as taxas de satisfação com seus pares mais jovens.

Os resultados deste estudo sugerem que pacientes idosos podem se beneficiar da cirurgia de hálux valgo.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# S/O K S RZE, Lee M, Chen J, Meng NYE. Do Patients Aged 70 Years and Older Benefit From Hallux Valgus Surgery? J Foot Ankle Surg.  2022;61(2):310-313. doi: 10.1053/j.jfas.2021.08.009.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.