Pacientes com alergia à penicilina têm o dobro de risco de infecção de sítio cirúrgico

Em novo artigo da revista Clinical Infectious Diseases, pesquisadores investigaram o impacto da alergia à penicilina no risco de infecção de sítio cirúrgico (ISC).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Evidências sugerem que um paciente com alergia à penicilina pode ter o recebimento de antibióticos para prevenir infecções na cirurgia comprometido. Em novo artigo da revista Clinical Infectious Diseases, pesquisadores investigaram o impacto dessa condição no risco de infecção de sítio cirúrgico (ISC).

Para esse estudo, que foi de coorte retrospectivo com casos de artroplastia de quadril, artroplastia de joelho, histerectomia, cirurgia do cólon e enxerto de revascularização do miocárdio do Hospital Geral de Massachusetts (EUA), pesquisadores compararam indivíduos com e sem alergia à penicilina, entre 2010 e 2014.

O desfecho primário foi uma infecção de sítio cirúrgico, conforme diretrizes do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O desfecho secundário foi o uso de antibióticos perioperatórios.

Alergia à penicilina: será mesmo?

Resultados

No total, 8.385 pacientes foram submetidos a 9.004 procedimentos. Destes, 922 (11%) relataram alergia à penicilina e 241 (2,7%) apresentaram infecção de ferida cirúrgica. Na regressão logística multivariada, pacientes que relataram alergia à penicilina apresentaram maior risco de ISC (odds ratio [OR] ajustado = 1,51; IC de 95%: 1,02 a 2,22). Esse aumento foi inteiramente mediado pelo recebimento de um antibiótico perioperatório alternativo.

Esses indivíduos receberam menos cefazolina (12% vs 92%; p < 0,001) e mais clindamicina (49% vs 3%; p < 0,001), vancomicina (35% vs 3%; p < 0,001) e gentamicina (24% vs 3%; p < 0,001) em comparação com aqueles sem alergia à penicilina.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que pacientes com alergia à penicilina têm o dobro de risco de infecção de sítio cirúrgico, que pode ser atribuído ao recebimento de antibióticos perioperatórios de segunda linha.

Emergência exige urgência. Consulte o Whitebook e adquira a informação necessária de forma rápida. É só clicar aqui para baixar.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Blumenthal KG et al. The impact of a reported penicillin allergy on surgical site infection risk. Clin Infect Dis 2018 Jan 18; 66:329 || https://doi.org/10.1093/cid/cix794

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades