Pacientes com autismo podem se beneficiar da imunoterapia?

Em um novo artigo, pesquisadores apresentaram a maior série de casos de crianças com autismo tratados com imunoglobulina intravenosa (IgIV).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma incapacidade de desenvolvimento definida por critérios diagnósticos que incluem déficits na comunicação social e interação social. A terapia padrão-ouro é a comportamental, mas evidências recentes têm mostrado o potencial da imunoterapia. Em um novo artigo, publicado em agosto na revista Translational Psychiatry, pesquisadores apresentaram a maior série de casos de crianças com autismo tratados com imunoglobulina intravenosa (IgIV).

Para essa análise, investigadores selecionaram 82 crianças (média de idade de 9 anos; 61% do sexo masculino) de uma clínica americana de TEA para fazer rastreio de encefalite autoimune; destas, 80 tinham autismo. Entre os participantes, 31 (38%) receberam imunoglobulina intravenosa mensalmente durante dois anos.

LEIA MAIS: Exposição materna a inseticidas está associada a autismo no filho

medicação intravenosa

Imunoterapia e autismo

No total, 90% dos pais declararam alguma melhora, com 71% relatando melhorias em dois ou mais sintomas.

Em um subconjunto de pacientes, os responsáveis preencheram dois questionários antes e durante o tratamento com IgIV – a Lista de Verificação de Comportamento Aberrante (ABC) e a Escala de Responsividade Social (ERS). Foi observada uma melhoria estatisticamente significativa na ERS e ABC.

No Cunningham Panel (método diagnóstico), que analisa quatro anticorpos, 61% do grupo foram positivos para um anticorpo, e apenas uma criança teve resultados negativos no Cunningham Panel e nos níveis elevados de proteína quinase dependente de cálcio-calmodulina, que é ativada em condições autoimunes.

LEIA MAIS: Imunoterapia – avanços também no tratamento do câncer

Efeitos adversos foram identificados em 62% dos participantes, mas limitados ao período de infusão. Apenas dois (6%) pacientes descontinuaram a IgIV devido a efeitos adversos.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que as evidências oferecem suporte para a possibilidade de que algumas crianças com autismo podem se beneficiar da imunoterapia. Como os efeitos adversos são comuns, esse tipo de tratamento deve ser considerado com cautela.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.