Pacientes com Covid podem ser doadores de órgãos?

Estudos recentes estão voltados para o risco-benefício de transplantar órgãos de doadores infectados por Covid-19 em receptores sem infecção.

A pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 tornou a realidade da prática médica bastante diferente nos dias atuais. Agora os profissionais de saúde precisam lidar não somente com a prevenção e tratamento dos pacientes portadores do vírus, mas também com uma rotina clínica diferenciada na conduta “extra Covid” nos pacientes em geral. Nesse contexto podemos citar os pacientes que estão na fila de transplante de órgãos e por conta da realidade atual, muitos doadores apresentam teste positivo para a Covid-19. Estudos muito recentes estão voltados para a magnitude do risco benefício de transplantar órgãos de doadores infectados em receptores sem infecção, principalmente em relação a transmissão da doença. Atualmente apenas existem informações sobre a transmissão da doença entre doadores de pulmão, portanto doadores com diagnóstico de Covid-19 não são candidatos a transplante pulmonar. 

Leia também: Transplante de pulmão na Covid-19: quando pensar e indicar?

Pacientes com Covid podem ser doadores de órgãos?

Análise recente

Em um estudo americano realizado na Cleveland Clinic, foi realizado transplante renal de cinco doadores para dez receptores. Todos os órgão, de boa aparência e excelente função, eram de doadores com teste de PCR positivo para Covid-19 obtidos durante a internação, e todos os receptores estavam cientes e aceitaram a doação. Nenhum dos doadores havia tido Covid-19 previamente e a causa mortis não estava relacionada a infecção. Dentre os doadores, excluíram todos aqueles que apresentavam um quadro grave com padrão pulmonar extenso (padrão vidro fosco bilateral) ou com acometimento sistêmico também grave em qualquer órgão extrapulmonar. O teste de PCR foi realizado tanto nas vias aéreas superiores como nas vias aéreas inferiores, uma vez que em outros estudos ocorreram resultados falso negativos pela via superior. Dentre os receptores apenas um tinha tido diagnóstico de Covid-19 previamente cerca de 3 meses antes do transplante. Em relação ao estado vacinal, cinco não haviam tomado nenhuma dose da vacina anti-Covid-19, três haviam tomado apenas a primeira dose e dois apresentavam o esquema vacinal completo. E todos eles faziam esquema de imunossupressão similar. 

Saiba mais: Uso de bamlanivimab venosa e a redução de hospitalização em pacientes graves de Covid-19

O uso de equipamento de proteção individual (EPI) foi utilizado apenas durante os procedimentos de retirada dos órgãos e não foram utilizados nas cirurgias do transplante. 

Nesse estudo, seguindo um follow-up de aproximadamente 18 dias, nenhum receptor apresentou sinais e sintomas compatíveis com Covid-19, tampouco teste de PCR positivo em nenhum momento. As complicações foram recentes e relacionadas a causas clínicas adversas como arritmias e atraso no começo da função renal e apenas um paciente foi readmitido para internação devido a gastroparesia. 

Mensagem final

Até o momento não existe dados que comprovem uma transmissão ou a probabilidade de uma transmissão da Covid-19 entre doadores com testes de PCR positivos e receptores para órgãos extrapulmonares, porém pulmões não devem ser transplantados. 

“Antigamente, no início da pandemia eu geralmente declinava qualquer oferta de órgão de doadores que testavam positivo para Covid-19, porém agora, tenho aceitado a maioria de doadores extrapulmonares testados positivos, porém sem evidências de doença grave. O SARS-CoV-2, nos pacientes que não apresentam o quadro grave, se assemelha muito a outras viroses pulmonares em se tratando de transmissão entre doador e receptor, sendo praticamente confinada aos órgão do sistema pulmonar. Devido a isso, doadores com testes positivos para Covid-19 não devem ser elegíveis para transplante pulmonar.” relatou o Dr. Daniel Kaul, associate editor do NEJM Journal Watch Infectious Diseases e professor de medicina da University of Michigan Medical School em Ann Arbor  e diretor do Transplant Infectious Disease Service. 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades