Pacientes com doença renal crônica têm maior risco de infecções

As infecções adquiridas na comunidade são comuns e contribuem para morbidade e mortalidade consideráveis, bem como custos substanciais de cuidados de saúde em todo o mundo.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As infecções adquiridas na comunidade são comuns e contribuem para morbidade e mortalidade consideráveis, bem como custos substanciais de cuidados de saúde em todo o mundo.

Em pacientes submetidos à diálise, o risco de infecções fatais e não fatais é elevado, e alguns estudos demonstraram que a ligeira a moderada diminuição da função renal também está associada ao aumento do risco de infecção.

Em uma grande coorte de utilização de cuidados de saúde de mais de 1 milhão de suecos, pesquisadores relataram que os participantes com taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) reduzida apresentaram maior risco de infecção durante 12 meses de acompanhamento.

A coorte do estudo consistiu em 1.139.470 participantes, sendo 53% do sexo feminino. A média de idade foi de 52 ± 18 anos. As comorbidades mais comuns foram hipertensão (presente em 25% da população), doenças cardiovasculares (7%), diabetes mellitus (6%), câncer (5%) e doença pulmonar obstrutiva crônica (4%). As comorbidades restantes (doença reumatoide, demência, úlcera péptica, doença hepática e paraplegia/hemiplegia) estavam presentes em menos de 1% dos participantes.

Veja também: ‘9 fatos que você precisa saber sobre a doença renal crônica’

A taxa de incidência de todas as infecções aumentou com a menor TFGe de 74/1.000 pessoas-ano para indivíduos com taxa de filtração glomerular (TFG) de 90-104 ml/min/1,73 m² a 419/1.000 pessoas-ano para indivíduos com TFG=30 ml/min/1,73 m².

Em comparação com TFGe de 90-104 ml/min/1,73 m², a razão da taxa de incidência ajustada das infecções adquiridas na comunidade foram 1,08 (intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,01 a 1,14) para TFGe de 30-59 ml/min/1,73 m² e 1,53 (IC 95%: 1,39 a 1,69) para TFGe de 30 ml/min/1,73 m².

As proporções relativas de infecção do trato respiratório inferior, infecção do trato urinário e sepse tornaram-se cada vez mais altas com níveis mais baixos de TFGe. As diferenças de incidência associadas à TFGe foram, em geral, consistentes para a maioria das infecções, com exceção do sistema nervoso e infecções do trato respiratório superior, para as quais nenhuma associação foi observada.

No geral, essa descrição ampla e abrangente de padrões de infecção em toda TFGe pode servir para aumentar a conscientização, levando a uma melhor gestão do paciente e estratégias de vacinação mais efetivas e planejamento de serviços de saúde.

Alerta: ‘Mortalidade por sepse no Brasil chega a 50% dos casos’

Referências:

  • Xu H et al. eGFR and the Risk of Community-Acquired Infections. Clin J Am Soc Nephrol. 2017 Aug 17. pii: CJN.00250117. doi: 10.2215/CJN.00250117.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades