Pacientes oncológicos e os cuidados com a saúde bucal e dieta nutricional

Pacientes oncológicos submetidos à radioterapia ou quimioterapia ficam mais suscetíveis a infecções bucais, que podem se espalhar pelo corpo.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Os pacientes oncológicos submetidos aos tratamentos de radioterapia ou quimioterapia ficam mais suscetíveis a infecções bucais, que podem se espalhar pelo corpo, comprometendo a sua recuperação, alerta a dentista Ana Laura Soares, do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

“Algumas medicações e tratamentos como radioterapia na região da cabeça e do pescoço têm efeitos direto na cavidade oral. Além disso, quando submetidos à quimioterapia, os pacientes podem ter períodos de imunossupressão em que o organismo fica mais susceptível a infecções, sendo a boca considerada o foco/origem de infecções de extrema relevância”, explica Ana Laura Soares.

Portanto, é fundamental que os médicos orientem os seus pacientes sobre a importância da realização do acompanhamento odontológico no início e no decorrer do tratamento oncológico.

médico prescrevendo dieta para paciente oncológico

Acompanhamento odontológico do paciente com câncer

“Caso a avaliação não ocorra antes do início da terapia oncológica, o paciente deve ser avaliado tão logo tenha condições clínicas para isso. Dessa forma, é possível reduzir esses riscos e, eventualmente, controlar os efeitos colaterais”, salienta a dentista.

A especialista ressalta ainda que cada caso é único e que esse suporte deve ser personalizado, uma vez que nem todos os pacientes têm as mesmas condições e informações, e também não reagem da mesma forma ao tratamento.

“Algumas medicações provocam a mucosite, e esse tipo de inflamação pode se tornar a porta de entrada para infecções secundárias”, explica Ana Laura Soares.

No entanto, outras reações, quando diagnosticadas precocemente, podem ser minimizadas e prevenidas, como a xerostomia e a necrose dos ossos da boca.

Nesse período, a cavidade oral fica mais fragilizada e existe um risco maior de aparecerem feridas na boca. Em razão, disso deve-se reduzir o uso de substâncias com teor alcoólico, com açúcar em sua composição, substâncias abrasivas e com excesso de detergentes. Mas, as recomendações devem ser personalizadas e específicas para cada patologia e tratamento proposto.

Equilíbrio entre a dieta e o tratamento oncológico

Além do acompanhamento da saúde bucal, é essencial que os pacientes encontrem um equilíbrio entre a dieta e o tratamento oncológico, como enfatiza a nutricionista do Centro Especializado em Oncologia, Kátia Braz.

Ela chama atenção para o acompanhamento nutricional em casos de mucosite, xerostomia e outras situações que prejudicam e até desmotivam os pacientes a continuar com o tratamento oncológico.

“É necessário avaliar o quadro clínico de cada paciente para preparar uma dieta especial, de forma que ele evite ingerir alimentos que intensificam a dor e o desconforto causado por essas lesões”, afirma a nutricionista.

VEJA TAMBÉM: Seu paciente com câncer pode fazer reabilitação cardíaca?

Dicas nutricionais e precauções

De acordo com a nutricionista Kátia Braz, existem princípios básicos a serem seguidos no tratamento nutricional. Em casos de mucosite, o ideal é evitar o consumo de alimentos ácidos. Já em pacientes que apresentam dor ou dificuldades para deglutir, o recomendado é alterar a consistência dos alimentos, com a adição de uma dieta pastosa, por exemplo:

Mucosite

  • Evitar o consumo de alimentos ácidos;
  • Reduzir o uso do sal e de temperos industrializados na comida;
  • Consumir bebidas em temperatura fria ou gelada;
  • Evitar ingerir condimentos fortes;
  • Dar preferência aos alimentos macios ou dieta pastosa.

Xerostomia

  • Aumentar a ingestão de líquidos;
  • Evitar o consumo de alimentos duros, crocantes ou secos;
  • Evitar café, chá e refrigerante.

E MAIS: Aspectos psicológicos do câncer no adulto jovem

Odinofagia e disfagia

  • Alterar a consistência dos alimentos para uma dieta pastosa;
  • Evitar alimentos muito quentes ou muito gelados;
  • Evitar alimentos ácidos;
  • Reduzir o uso do sal na comida;
  • Não utilizar condimentos artificiais;
  • Fracionar a dieta de seis a oito vezes por dia.

Alteração no paladar

  • Consumir frutas ácidas;
  • Utilizar condimentos e especiarias;
  • Consumir alimentos em temperatura fria ou morna, isso tende a reduzir o sabor e melhorar a tolerância.

“No caso específico de pacientes oncológicos, os cuidados nutricionais são de extrema importância para que o organismo do paciente possa suportar todo o tratamento proposto. Um organismo mal nutrido tem uma capacidade menor de tolerar o tratamento do câncer e manter as funções normais básicas de cada indivíduo”, destaca a nutricionista.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referência:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.