Painel Abramed 2022 — O DNA do Diagnóstico

A Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) publicou a quarta edição de seu painel anual dedicado ao setor.

A Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), entidade criada em 2010 e formada por empresas do setor de medicina diagnóstica, publicou a quarta edição de seu painel anual dedicado ao setor.

Com capítulos abrangentes, que abordam dados e indicadores populacionais, econômicos, do mercado de saúde suplementar, covid-19, além do setor de medicina diagnóstica propriamente dito, o painel traça uma perspectiva profunda e acurada sobre uma das áreas da cadeia de saúde que mais cresce no País.

Painel Abramed 2022 — O DNA do Diagnóstico

O setor de medicina diagnóstica

Levando-se em consideração que cerca de 70% das decisões médicas são tomadas utilizando como base os resultados de exames complementares, esse setor contribui decisivamente para uma adequada prestação de serviços à saúde da população.

Leia também: ABRAMEDE 2021: Ultrassom na avaliação da volemia e na contratilidade cardíaca

A medicina diagnóstica possui um amplo espectro de atividades, que englobam algumas especialidades médicas, como a patologia clínica/medicina laboratorial, anatomia patológica, genética, radiologia e diagnóstico por imagem e medicina nuclear, por exemplo.

Segundo dados da publicação, com base em informações extraídas de fontes governamentais ao final de junho/21, o Brasil possui um total de 26.545 unidades de serviço de apoio de diagnose e terapia (SADT). Entretanto, a distribuição delas é desigual entre as regiões, devido, notadamente, à disponibilidade de serviços de saúde, condições socioeconômicas e fatores demográficos.

Apresentando o maior número de unidades de SADT, a região Sudeste responde por cerca de 42,0% delas (n= 11.209), seguida pela região Sul com 25,2% (n= 6.699), Nordeste com 18,1% (n= 4.803), Centro-Oeste representando 9,4% (n= 2.498) e Norte com 5,0% (n= 1.336).

Todavia, quando comparamos o ritmo de crescimento relativo dessas unidades nos últimos 10 anos pesquisados, a região Norte ocupa a primeira posição, apresentando um incremento de 65,8%, seguida pela região Sul (62,4%), Nordeste (54,4%), Centro-Oeste (51,4%) e Sudeste (46,8%).

Também foi constatado que houve uma redução, no mesmo período, do número de municípios que não contavam com a presença de nenhuma unidade de SADT, passando de 2.907 (52,2%) para 2.005 (36%) cidades. Todos esses dados demonstram que o crescimento das unidades SADT ocorreu principalmente rumo às regiões metropolitanas e pelas cidades do interior do País.

Laboratórios Clínicos e Diagnóstico por Imagem

Quando olhamos para os dados dos serviços com a finalidade exclusiva de apoio diagnóstico, ou seja, apenas os Laboratórios de Análises Clínicas e os serviços de Diagnóstico por Imagem, podemos perceber o grande avanço desse setor. Entre 2010 e 2020, houve um aumento no total de 4.725 (60,3%) laboratórios clínicos e de 2.967 (96,3%) unidades de diagnóstico por imagem.

Saiba mais: Abramed alerta para ameaça de desabastecimento de insumos para testes de Covid-19

As empresas familiares de pequeno porte, de até 9 empregados, ainda seguem sendo as predominantes, representando cerca 70% do total. Já as empresas com mais de 100 colaboradores correspondem a menos de 1% dos serviços de apoio diagnóstico, proporção que se manteve similar nos 10 anos analisados.

Mensagem final

Apesar de grandes desafios econômicos, estruturais, regulatórios, mercadológicos e legislativos enfrentados, o setor de medicina diagnóstica vem se consolidando e crescendo ano a ano. Com a constante renovação e incorporação de novas tecnologias, associado a uma maior custo-efetividade dos exames complementares disponíveis comercialmente, a medicina diagnóstica vislumbra um futuro promissor na era da medicina personalizada.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo