Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

Pancreatite aguda pode aumentar riscos de câncer de pâncreas

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A pancreatite aguda é uma doença causada pela litíase biliar ou, mais comumente, pelo uso excessivo e prolongado de álcool. O tratamento, conforme a nova diretriz para atenção primária, envolve hidratação para restabelecer a perfusão, administração de antibióticos, colecistectomia ou drenagem (estes dois últimos apenas quando necessário).

Câncer de pâncreas

Pancreatite aguda x câncer de pâncreas

De incidência frequente nos pacientes, a enfermidade pode aumentar o risco do desenvolvimento de diversas outras doenças, como por exemplo o câncer de pâncreas. Um estudo de coorte populacional e multivariado foi realizado na Suécia entre 1997 e 2013, e publicado em outubro na edição online do The American Journal of Gastroenterology, a fim de comprovar a influência da pancreatite aguda no desenvolvimento do câncer pancreático. A pesquisa contou com 49.749 pacientes diagnosticados com pancreatite aguda e 138.750 participantes sem diagnóstico para a doença.

Leia mais: Pancreatite: Ringer Lactato é superior ao soro fisiológico na hidratação

O levantamento acompanhou a evolução no quadro dos indivíduos e comparou os resultados dos dois grupos; o tempo de follow-up durou em média 5,3 anos.

Resultados

Ao final do estudo, um total de 769 casos de câncer no pâncreas foram registrados. Dos pacientes que receberam este disgnóstico, 536 (69, 7%) tinham histórico de pancreatite aguda. O risco de câncer de pâncreas foi bem mais elevado durante os primeiros cinco anos depois do diagnóstico de pancreatite aguda, porém diminuiu com o decorrer do tempo, alcançando um nível semelhante ao do grupo dos participantes sem pancreatite depois de mais de 10 anos.

Nos pacientes com pancreatite aguda não associada a cálculos biliares, o risco de desenvolver câncer foi semelhante ao presente nos indivíduos sem pancreatite somente quando não houve registro de um segundo episódio de pancreatite aguda ou quando a doença não evoluiu para pancreatite crônica. O risco de câncer de pâncreas foi maior à medida em que a incidência de episódios de pancreatite aguda foi maior.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.