Página Principal > Gastroenterologia > Pancreatite: Ringer Lactato é superior ao soro fisiológico na hidratação
reposição volêmica

Pancreatite: Ringer Lactato é superior ao soro fisiológico na hidratação

Tempo de leitura: 2 minutos.

A pancreatite é uma doença comum e sua incidência, de acordo com o IBGE, é de aproximadamente 16 casos por ano para cada 100.000 habitantes no Brasil. Na forma mais grave, pode causar a mortalidade em 10 a 20% dos casos. Segundo o guideline atual, um dos tratamentos indicados é a hidratação no intuito de restabelecer perfusão. A substituição das soluções salinas intravenosas (soro fisiológico) por Ringer com Lactato tem se mostrado eficaz na reidratação por via intravenosa de pacientes acometidos com a doença.

Um estudo apresentado no congresso American College of Gastroenterology (ACG) 2018, realizado em outubro nos Estados Unidos, revelou que o composto diminuiu a mortalidade e o desenvolvimento da síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS) em relação ao procedimento padrão.

*A SRIS caracteriza-se por uma inflamação que afeta todo o organismo e costuma surgir no pós-operatório. 

A pesquisa contou com 428 participantes diagnosticados com pancreatite aguda, que foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu hidratação intravenosa com soluções salinas (n=259) e o segundo recebeu Ringer com Lactato (n=169). O desfecho primário observado foi a morte de 35 pacientes e desenvolvimento da síndrome da resposta inflamatória sistêmica em 24 horas a partir da aplicação de ambos os procedimentos.

Leia mais: Paciente grave: ringer lactato ou soro fisiológico?

Os resultados obtidos revelaram que a mortalidade no grupo do Ringer com Lactato foi menor do que no da solução salina. Dos 35 óbitos registrados, 26 ocorreram no primeiro grupo e nove aconteceram no segundo grupo. (Odds Ratio 0,61, IC 95% [0,28-1,29; P = 0,20). No entanto, de acordo com os pesquisadores, a diferença relativa não foi significante.

Por sua vez, pacientes que receberam Ringer com Lactato tiveram menor risco de desenvolver a SRIS no período de 24 horas após o início da admissão da hidratação por via intravenosa em relação aos pacientes que receberam soro fisiológico. (OR 0,38; IC 95% [0,15-0,98], P=0,05).

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • In Acute Pancreatitis, Ringer’s Lactate Tops Saline – Medscape – Oct 09, 2018.
  • Iqbal U, et al “Ringer’s lactate vs normal saline in acute pancreatitis: A systematic review and meta-analysis” ACG 2018;Abstract 19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.