Pandemia causa redução no uso de anticoncepcionais

A Covid-19 impuseram vários impasses ao uso de anticoncepcionais: fechamento de postos de saúde e farmácias, entre muitos outros. Saiba mais.

Diante do cenário pandêmico da Covid-19, houve a percepção de um aumento considerável de gestações não planejadas tanto no Brasil, como no mundo. Essa tendência elevou o número de abortamentos espontâneos e provocados, natimortos, neomortos, e complicações maternas. As restrições da Covid-19 impuseram vários impasses ao uso de anticoncepcionais: fechamento de postos de saúde, farmácias; escassez de suprimentos, falta de conhecimento sobre interferência da pílula anticoncepcional com Covid-19. 

Claramente observamos que pessoas de origens sócio-demográficas e econômicas mais desfavorecidas mostraram ser mais propensas a enfrentar barreiras à contracepção, sugerindo desigualdades crescentes no acesso à contracepção durante desastres.

Pandemia causa redução no uso de anticoncepcionais

Evidências atuais

O tema inspirou o European Journal of Contraception & Reproductive Health Care a publicar uma revisão sistemática em março deste ano de 2021 abordando como grandes desatres: pandemia, Covid-19, zika vírus, guerras, podem alterar a anticoncepção feminina nos países de alta renda.

O trabalho incluiu 110 artigos, dos quais a grande maioria era literatura latina com enfoque no surto do vírus da zika e Covid-19. As evidências incluídas nesta revisão confirmaram que a contracepção é altamente importante durante desastres. 

O estudo ratifica a ideia do quão necessária é a anticoncepção para reduzir os resultados adversos de saúde, por exemplo, nascimentos com microcefalia relacionados ao zika vírus e os custos de cuidados de saúde associados, mas também para garantir que as necessidades contraceptivas sejam atendidas durante desastres que podem fazer com que as pessoas atrasem o planejamento familiar devido a questões financeiras ou médicas.

O estudo defende a ideia de que durante os cenários de desastres naturais ou sociais, deve haver esforços políticos para facilitar o acesso à anticoncepção, bem como disponibilização gratuita dos mesmos.

Os benefícios dos anticoncepcionais além da anticoncepção

Para mulheres em serviço implantadas, a contracepção é particularmente importante para a supressão menstrual. A revisão identificou que as mulheres em serviço em áreas de desastre tinham um grande desejo de supressão menstrual e de controle dos sintomas menstruais. Já que a menstruação faz com que as mulheres precisem usar mais os sanitários, situação inconveniente para as equipes de saúde que trabalham nas enfermarias Covid-19, pois o equipamento de proteção individual deve ser retirado e colocado a cada visita ao sanitário.

Leia também: Pílulas anticoncepcionais não hormonais masculina será uma realidade?

Torna-se claro que há uma necessidade de remoção de barreiras aos anticoncepcionais em momentos de extrema ruptura social. Os efeitos colaterais que podem ser vistos como benéficos, como a supressão da menstruação, devem ser destacados para os usuários dos serviços, particularmente aqueles que atuam na de linha de frente da Covid-19.

Referência bibliográfica:

  • Benjamin Freed, Sarah Hillman, Saran Shantikumar, Debra Bick, Jeremy Dale & Julia Gauly (2021) The impact of disasters on contraception in OECD member countries: a scoping review, The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, doi: 10.1080/13625187.2021.1934440

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.