Pandemia reduz procura por consultas e exames de rastreio de neoplasias gastrointestinais - PEBMED

Pandemia reduz procura por consultas e exames de rastreio de neoplasias gastrointestinais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

A pandemia de Covid-19 causou um enorme impacto nos sistemas de saúde, especialmente nos atendimentos eletivos e exames direcionados a promoção de saúde e prevenção de doenças. Muitos procedimentos endoscópicos foram postergados e muitos pacientes evitaram consultas médicas devido ao risco de exposição ao SARS-CoV-2 em ambientes de saúde.

Recentemente, Khan e colaboradores avaliaram o impacto da pandemia de Covid-19 nos procedimentos gastrointestinais e diagnóstico de neoplasias nos Estados Unidos da América (EUA). Foi utilizado o banco de dados da TriNetX, que inclui informações de 51.607.816 pacientes em 45 organizações de saúde dos EUA. Analisou-se dados coletados em três diferentes períodos (15 de março de 2020 a 15 de julho de 2020 — fase inicial da pandemia; 16 de julho 2020 a 15 de novembro de 2020 — fase tardia da pandemia; e 15 de março de 2019 a 15 de julho de 2019 — fase pré-pandemia).

Leia também: Radar do câncer – exames e tratamentos na pandemia

Pandemia reduz procura por consultas e exames de rastreio de neoplasias gastrointestinais

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Resultados

Nesse estudo, observou-se uma significativa redução, entre março e julho de 2020, das consultas intra-hospitalares (-42,99%), no pronto atendimento (-40,09%), ambulatoriais (-22,55%), enquanto houve aumento de 4.465% nas teleconsultas, quando comparado ao mesmo período em 2019. De maneira semelhante, houve redução de 71,84% nas endoscopias, 84,66% nas colonoscopias, 35,78% nas ultrassonografias de abdome, 73,15% nas ecoendoscopias e 48,79% nas colangiopancreatografias endoscópicas. Essa redução pela procura dos serviços em saúde se associou a uma diminuição no diagnóstico de diversas neoplasias, como de fígado (-34,13%), colorretal (-30,19%), esofagiana e gástrica (-26,96%), pancreatobiliar (-22,81%).

Saiba mais: Exames laboratoriais: como abordar valores críticos?

Já na fase mais tardia da pandemia de Covid-19, também se demonstrou uma redução no número de consultas, procedimentos e novos diagnósticos de neoplasias [fígado (-25,58%), colorretal (-11,74%), esofagiana e gástrica (-19,78%), pancreatobiliar (-15,56%)], comparativamente a 2019, porém em menor proporção.

Conclusões

Esse estudo demonstra claramente os efeitos colaterais da pandemia de Covid-19 sobre a medicina preventiva, possivelmente aumentando a incidência de neoplasias diagnosticadas em estádio mais tardio. O represamento de pacientes não rastreados, conforme protocolos previamente estabelecidos, pode gerar uma grande sobrecarga de trabalho futura nos serviços de endoscopia, devendo os médicos assistentes priorizarem os pacientes com maior risco de neoplasia para rastreio precoce.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Khan A, et al. Impact of the Coronavirus Disease 2019 Pandemic on Gastrointestinal Procedures and Cancers in the United States: A Multicenter Research Network Study. Gastroenterology. 2021 Mar 1;S0016-5085(21)00460-1.  doi: 1053/j.gastro.2021.02.055.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar