Papel prognóstico do exame físico na insuficiência cardíaca

Em uma análise, pesquisadores estudaram se os sinais clínicos de congestão estão associados com prognóstico na IC e se melhoravam com sacubitril/valsartana.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O estudo PARADIGM-HF foi o pilar para a liberação do sacubitril/valsartana no mercado e mostrou que a combinação foi superior ao enalapril na redução de eventos cardiovasculares em pacientes com ICFER. Em uma análise secundária, os pesquisadores estudaram se os sinais clínicos de congestão estão associados com prognóstico e se melhoravam com o novo fármaco.

Os sinais avaliados foram turgência jugular patológica (TJP), crepitação pulmonar, terceira bulha (B3) e edema de membros inferiores. Para fins de análise, foi feita categorização em “ausente vs presente”.

medico realizando o exame fisico em paciente com insuficiencia cardiaca

Sinais clínicos de congestão

Um total de 8.380 pacientes com incluídos no estudos: 70% tinham exame físico sem sinais de congestão, 21% tinha 1 sinal, 7% com 2 sinais e 2% com os três ou quatro sinais de congestão. Analisando separadamente, estavam presentes:

  • TJP: 9,7%
  • Edema MMII: 14,2%
  • B3: 9,5%
  • Crepitação: 7,9%

Os pacientes com sinais clínicos eram mais velhos, maioria mulheres e com pior classe funcional da NYHA. O sacubitril mostrou melhora dos sinais clínicos, mas o que mais chamou a atenção dos autores foi que, mesmo ajustando para BNP, classe funcional e parâmetros de exames complementares, ainda assim os sinais clínicos foram preditores de eventos cardiovasculares, com os seguintes HR (hazard ratio):

  • 1 sinal: 1,48
  • 2 sinais: 1,74
  • 3 sinais: 2,35
  • 4 sinais: 5,96

Qual a mensagem prática do estudo?

Confie no seu exame físico! Sinais de congestão marcam pior prognóstico independente de qualquer exame complementar. Saiba mais sobre exame físico no paciente com ICFER aqui.

medico realizando o exame fisico em paciente com insuficiencia cardiaca

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.