Paracetamol oral ou ibuprofeno oral para fechamento de canal arterial patente?

O objetivo do estudo foi testar a hipótese de que o paracetamol oral não é inferior ao ibuprofeno oral no fechamento do canal arterial patente.

Pesquisadores da Índia concluíram que o paracetamol oral não é inferior ao ibuprofeno oral para o fechamento do canal arterial patente hemodinamicamente significativo (hsPCA) em recém-nascidos (RN) prematuros com idade gestacional (IG) inferior a 32 semanas.

Publicado no Journal of Pediatrics, o objetivo do estudo Oral Paracetamol vs Oral Ibuprofen in Patent Ductus Arteriosus: A Randomized, Controlled, Noninferiority Trial foi testar a hipótese de que o paracetamol oral não é inferior ao ibuprofeno oral no fechamento do hsPCA com uma margem, a priori, de não inferioridade (NI) de 15%.

médico segurando medicamentos para canal arterial patente

Medicamentos para fechamento do canal arterial patente

Foi realizado um ensaio multicêntrico, randomizado, controlado e de NI, em três unidades de terapia intensiva neonatal de nível III na Índia, entre abril de 2014 e junho de 2017. Foram incluídos RN prematuros consecutivos com IG <32 semanas com hsPDA. Foram excluídos do estudo os RN com doença cardíaca estrutural, malformações importantes e contraindicações para alimentação enteral ou para a administração dos medicamentos do estudo. As intervenções incluíram paracetamol oral no braço experimental e ibuprofeno oral no braço controle ativo.

Leia também: Existe relação do IMC com o risco de fraturas em crianças pré-escolares?

Os RN foram aleatoriamente designados para receber suspensão oral de paracetamol (braço experimental) ou suspensão oral de ibuprofeno (braço controle ativo). A suspensão oral de paracetamol foi administrada através de sonda orogástrica a 15 mg/kg/dose, em intervalos de 6 horas a cada três dias consecutivos. A suspensão oral de ibuprofeno foi administrada na dose de 10 mg/kg/dose, seguida de 5 mg/kg/dose nas 24 e 48 horas após a primeira dose. Após a administração, os medicamentos foram lavados com 1 mL de água estéril.

A adesão ao processo de administração do medicamento foi monitorada pela equipe de tratamento e foram relatados casos de derramamento e vômito ou regurgitação do medicamento imediatamente após a administração, para que os investigadores pudessem determinar se repetiriam a dosagem. Os bebês nos quais o hsPDA permaneceu aberto ou reaberto receberam um segundo curso do medicamento em estudo ou medicamento open-label, se houvesse contraindicação do medicamento em estudo.

Resultados

O desfecho primário foi o fechamento do hsPDA por 24 horas a partir da última dose do medicamento do estudo. As medidas de desfecho secundário incluíram o fechamento do hsPDA por 24 horas após o primeiro ciclo do medicamento em estudo, a taxa de reabertura após o primeiro ciclo e os eventos adversos associados a esses medicamentos.

Veja mais: Qual a eficácia da oximetria de pulso em neonatos prematuros e a termo?

Os eventos adversos estudados foram azotemia, oligúria, hepatite com valores desequilibrados das transaminases hepáticas, alterações de coagulação, hemorragia intraventricular grave (grau 3 e extensão intraparenquimatosa), leucomalácia periventricular, enterocolite necrotizante (estágio definido e avançado por estadiamento de Bell modificado), displasia broncopulmonar e retinopatia da prematuridade necessitando de terapia.

Foram selecionados 1.250 neonatos, mas destes, somente 161 foram randomizados. Os pesquisadores descreveram que o paracetamol oral não foi inferior ao ibuprofeno oral no fechamento do hsPDA por análise de protocolo [62 (95,4%) versus 63 (94%); risco relativo (RR), 1,01 (intervalo de confiança de 95% – IC 95% – 0,94-1,1); diferença de risco (DR), 1,4 (IC 95%, 6-9); P = 0,37] e análise de intenção de tratamento [63 (89%) versus 65 (89%); RR, 0,99 (IC 95%, 0,89-1,12); DR, 0,3 (IC 95%, 11 a 10); P = 0,47]. Por fim, todos os eventos adversos foram comparáveis nos 2 ramos do estudo.

Limitações do estudo incluem:

  1. A osmolaridade da preparação final dos medicamentos não foi analisada. Porém, os pesquisadores não observaram efeitos adversos atribuíveis a uma mudança na osmolaridade e os agentes utilizados para alterar as concentrações do medicamento do estudo e preparar o placebo eram inócuos;
  2. A análise dos níveis plasmáticos de paracetamol poderia ter ajudado a determinar a adequação da dose e duração, porque um número significativo de RN no braço de paracetamol exigia um segundo ciclo do medicamento em estudo;
  3. Avaliar os resultados em longo prazo do desenvolvimento neurológico dos sujeitos do estudo não era um objetivo e, portanto, a segurança em longo prazo de qualquer um dos medicamentos do estudo não pode ser verificada;
  4. Embora os resultados de segurança não diferiram entre os ramos do estudo, os pesquisadores não puderam provar que o paracetamol oral era mais seguro que o ibuprofeno oral ou que o estudo foi adequadamente alimentado para provar essa hipótese.

Mais da autora: Contato pele a pele fornece muitos benefícios para bebês prematuros

Conclusões

Esse estudo concluiu que o paracetamol oral não é inferior ao ibuprofeno oral no fechamento do hsPDA em RN prematuros com IG <32 semanas. Não foi observada diferença entre os braços do estudo nos eventos adversos relacionados aos medicamentos do estudo. A taxa de reabertura foi maior no braço de paracetamol oral, mas a diferença não foi estatisticamente significativa.

Embora os resultados sejam animadores, mais RN no braço de paracetamol necessitaram de um segundo curso do medicamento experimental, o que implica que um estudo de dose-resposta é necessário para determinar a dose, frequência e duração ideais do paracetamol oral para fechamento eficaz do canal.

Referência bibliográfica:

  • Kumar A, Gosavi RS, Sundaram V, et al. Oral Paracetamol vs Oral Ibuprofen in Patent Ductus Arteriosus: A Randomized, Controlled, Noninferiority Trial. J Pediatr. 2020;222:79-84.e2. doi:10.1016/j.jpeds.2020.01.058

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades