Parada cardiorrespiratória: acesso intraósseo é superior ao intravenoso?

O acesso intraósseo é usado em casos de parada cardiorrespiratória fora do hospital e quando há dificuldade de acesso intravenoso.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O acesso intraósseo é utilizado em casos de emergência em pacientes com parada cardiorrespiratória fora do hospital e quando há dificuldade de acesso por via intravenosa. Por ser mais mais simples do que o acesso intravenoso, o intraósseo é recomendado como uma opção viável no atendimento emergencial fora da unidade hospitalar.

No entanto, uma pesquisa realizada recentemente e publicada na revista Resuscitation: Oficial Journal of the European Resuscitation Council constatou que o acesso intraósseo é um pouco inferior ao acesso intravenoso em desfechos favoráveis aos pacientes, como sobrevivência, por exemplo.

desidratação

Atendimento emergencial na parada cardiorrespiratória

O estudo de coorte, prospectivo e randômico selecionou 19.731 pacientes adultos que sofreram parada cardiorrespiratória não traumática fora do hospital e receberam compressões torácicas em serviços médicos de emergência. Os principais métodos utilizados para administrar a medicação foram por meio do acesso intraósseo e o acesso intravenoso.

Leia mais: PCR fora do hospital: como diminuir a mortalidade? [ABRAMEDE 2018]

Os participantes foram analisados de acordo com o método aplicado no ato do atendimento; 3.068 pacientes receberam atendimento com acesso intraósseo e 16.663 indivíduos receberem atendimento por acesso intravenoso. Os desfechos primários observados foram a sobrevivência do paciente.

Resultados

Os desfechos foram significantemente menores em pacientes que receberam acesso intraósseo em comparação aos que receberam o método intravenoso (4,6% vs 5,7%; p = 0,01) em relação à sobrevivência e a alta hospitalar. O retorno espontâneo da circulação foi menor também no primeiro grupo em relação ao segundo (17,9% vs. 23,5%, p < 0,001), assim como a sobrevivência com manutenção favorável da função neurológica (2,8% vs. 4,2%, p < 0,001).

Após alguns ajustes, não houve diferença significativa na sobrevivência no hospital (OR, 0,88, IC 95% [0,72–1,09], p = 0,24) ou sobrevivência com manutenção das funções neurológicas (OR 0,87, IC 95% [0,67–1,12], p = 0,29) em pacientes atendidos com o método intraósseo se comparados os indivíduos que receberam o procedimento intravenoso.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Mody P et al. Intraosseous versus intravenous access in patients with out-of-hospital cardiac arrest: Insights from the Resuscitation Outcomes Consortium Continuous Chest Compression trial. Resuscitation 2018 Oct 31; S0300-9572(18)31066-9; [e-pub]. (https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2018.10.031)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades