Parturientes com Covid-19 apresentam mais risco durante a internação?

Parturientes, quando comparadas às mulheres de mesma idade, apresentam maiores taxas de internação e de ventilação mecânica por Covid-19.

A Covid-19 cursa com sintomas leves na maior parte das gestantes infectadas, porém comparadas às mulheres de mesma idade, as parturientes apresentam maiores taxas de internação e necessidade de ventilação mecânica, estes desfechos têm maior risco quando a infecção ocorre no terceiro trimestre ou associada a outras comorbidades.

Estudo publicado em janeiro de 2021 no JAMA comparou características clínicas e evolução de pacientes internadas para parto com e sem Covid-19 nos Estados Unidos. Foram coletados dados de 406.446 mulheres internadas entre abril e novembro através de uma base de dados de prontuários. O diagnóstico de Covid-19 e comorbidades durante a internação foram identificados pelos códigos do CID-10.

Leia também: Vacinas contra Covid-19: gestantes e lactantes devem receber?

Parturientes com Covid-19 apresentam mais risco durante a internação

Resultados

Das pacientes participantes da coorte, 6.380 (1,6%) apresentavam Covid-19 durante a internação e estas eram mais jovens e tinham maior porcentagem de diabéticas e obesas em relação às não infectadas. Quanto aos desfechos, a taxa de mulheres com Covid-19 que necessitou de cuidados intensivos foi de 3,3%, sendo apenas 1,3% de ventilação mecânica, que apesar de parecer pouco mostrou um OR (odds ratio) 23,7 ao comparar com as outras mulheres. Nove pacientes com Covid-19 (0,1%) morreram na internação, analisando este dado em mortes por 100.000, a diferença é de 141 mortes entre as infectadas para 5 mortes entre as não portadoras de Covid-19. A infecção pelo Sars-Cov2 se associou também a maior risco de desenvolver eclâmpsia, síndrome HELLP, parto prematuro e de forma expressiva maior risco de infarto do miocárdio (OR:30) e tromboembolismo venoso (OR:3,43).

Mensagem prática

Ainda que a taxa de complicações em parturientes com Covid-19 seja baixa, ela não deve ser subestimada, os estudos comprovam que se trata de um grupo de risco, com maiores chances de desenvolver síndromes hipertensivas, eventos tromboembólicos, parto prematuro e necessidade de ventilação mecânica. Infelizmente as grávidas foram excluídas da maioria dos ensaios clínicos de terapias e vacinas, cuja administração deve ser discutida com o pré-natalista avaliando riscos e benefícios para cada paciente. Mas enquanto estivermos convivendo com a pandemia, as gestantes devem ser orientadas a realizarem o máximo de medidas preventivas, como estímulo ao home office, afastamento ou troca de função a depender do trabalho, uso de máscara e evitar aglomerações.

Saiba mais: Gestantes e Covid-19: últimas atualizações

Referências bibliográficas:

  • Jering KS, Claggett BL, Cunningham JW, et Clinical Characteristics and Outcomes of Hospitalized Women Giving Birth With and Without Covid-19. JAMA Intern Med. Published online January 15, 2021. doi:10.1001/jamainternmed.2020.9241

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags