Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: vacina da Pfizer no paciente com DRC, mnemônicos úteis no plantão e mais! [podcast
Qual é a resposta sorológica à vacina da Pfizer em pacientes em hemodiálise?
Desnutrição em Pacientes em Hemodiálise
Transplante renal: critérios, indicações e o panorama brasileiro
Hemodiálise e depressão: sertralina é melhor que terapia cognitivo-comportamental?

Perda ponderal em pacientes em hemodiálise está associado com maior mortalidade?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Pacientes em hemodiálise podem experimentar perda ponderal nos primeiros meses de tratamento. Mas essa alteração no peso corporal pode estar associada a maior mortalidade? Foi o que investigou um artigo publicado na revista Nephrology Dialysis Transplantation, da Oxford Academic.

Para esse estudo, pesquisadores utilizaram uma grande coorte americana (n = 58.106) para analisar as tendências em perda ou ganho de peso e mortalidade por todas as causas. Todos os participantes avaliados iniciaram a hemodiálise entre 2007 e 2011 e sobreviveram ao primeiro ano de tratamento.

Os pesos dos pacientes em hemodiálise diminuíram rapidamente e atingiram o ponto mais baixo no 5º mês de tratamento, com declínio médio de 2% em relação ao baseline. Já nos pacientes obesos, a perda foi, em média, de 3,8% até o 12º mês.

Os índices de risco de morte de pacientes com perda de 2 a 6% do peso e maior ou igual a 6% durante os primeiros cinco meses foram 1,08 e 1,14. Em contrapartida, o aumento de peso de 2 a 6% e maior ou igual a 6% aos 12 meses foi associado a uma maior sobrevida (0,91 e 0,92, respectivamente).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, nos pacientes que sobrevivem ao primeiro ano de hemodiálise, observa-se um declínio no peso, que está associado a um maior risco de morte. Já o aumento de peso nessa população está associado a uma maior sobrevida aos 12 meses.

Referências:

  • Association of Body Weight Changes With Mortality in Incident Hemodialysis Patients. Tae Ik Chang; Vyvian Ngo; Elani Streja; Jason A. Chou; Amanda R. Tortorici; Tae Hee Kim; Tae Woo Kim; Melissa Soohoo; Daniel Gillen; Connie M. Rhee; Csaba P. Kovesdy; Kamyar Kalantar-Zadeh. Nephrol Dial Transplant. 2017;32(9):1549-1558. © 2017 Oxford University Press
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar