Ginecologia e Obstetrícia

Perfis cognitivos na perimenopausa

Tempo de leitura: 2 min.

A perimenopausa é caracterizada por flutuações e principalmente queda do estradiol. Diversos estudos correlacionam a fase de transição da menopausa com declínio cognitivo na mulher (MAKI, 2021). De acordo com Weber (2021), as mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa recente apresentam uma piora considerável na memória, atenção e foco, na rapidez em interpretar, além de uma queda na fluencia e memoria verbal.

Estudo sobre a perimenopausa

Em março de 2021, foi publicado um estudo longitudinal com o objetivo de determinar os perfis de mulheres na perimenopausa com déficits cognitivos e de identificar fatores relacionados com cada perfil. As mulheres selecionadas foram submetidas a uma avaliação neuropsicológica e durante a anamnese foi destacado os sintomas referentes a transição da menopausa, além de terem solicitado estradiol e hormônio folículo estimulante (FSH) de todas as pacientes. Em um segundo momento, foram submetidas a uma avaliação cognitiva para poderem correlacionar os dados (sintomas, hormônios e cognição). Vale ressaltar que esse estudo avaliou as pacientes em três etapas, primeiro em seis meses, depois em um ano, e por fim, em cinco anos. Desse modo conseguiu avaliar a evolução de todas as mulheres participantes ( WEBER, 2021).

Todas as mulheres do estudo tinham entre 40 e 56 anos no início do projeto, 96% eram brancas e não-hispânicas, e todas as participantes tinham 12 anos completos ou mais de estudo. 39% das mulheres tinham o perfil cognitivo normal (perfil 01), 23% apresentaram dificuldade leve em aprender e em memorizar (perfil 02),  39% tiveram um grau moderado a grave de dificuldade em aprender vocabulário e de memorização (perfil 03), e 15% apresentaram uma grave dificuldade de atenção, foco e raciocínio (perfil 04) (WEBER, 2021).

As mulheres do perfil 02 tiveram uma menor variação de FSH e estradiol quando comparadas ao perfil 01. Já as pacientes do perfil 03 apresentaram níveis de FSH superiores às pacientes do perfil 01. Sintomas como depressão e fogacho foram menos citados pelas mulheres do perfil 03 quando comparadas às mulheres do perfil 01. Já as mulheres do perfil 02 queixaram-se mais de distúrbio do sono e tiveram uma tendência maior a sintomas depressivos. As pacientes do perfil 04 apresentaram menos queixas de distúrbio do sono quando comparadas às pacientes do perfil 01 (WEBER, 2021).

Leia também: Alerta para doença cardiovascular nas mulheres antes e após a menopausa

Considerações

Existe uma heterogeneidade significativa na cognição durante a perimenopausa, provavelmente ligado aos hábitos de vida, comorbidades e estudos. Enquanto a maioria das mulheres não desenvolvem deficiências, uma minoria significativa tem fraquezas na aprendizagem verbal e memória. A análise de perfil pode identificar as populações em risco e informar as intervenções adequadas para melhorar a qualidade de vida das mulheres na pós-menopausa (WEBER, 2021). Lembrando que a terapia de reposição homonal (TRH) ainda não é conseso para dimuir os efeitos no declínio da cognição durante a perimenopausa e pós-menopausa; mais estudos envolvendo o tema são necessários para podermos prescrever a TRH com esse fim (POMPEI, 2018).

Autora:

Referências bibliográficas:

  • T. Weber, L. H. Rubin, R. Schroeder, T. Steffenella & P. M. Maki (2021) Cognitive profiles in perimenopause: hormonal and menopausal symptom correlates, Climacteric, 24:4, 401-407, DOI: 10.1080/13697137.2021.1892626
  • Maki PM, Springer G, Anastos K, et al. Cognitive changes during the menopausal transition: a longitudinal study in women with and without HIV. Menopause. 2021 Jan 11. DOI: 10.1097/GME.000
  • Pompei, Luciano de Melo; Machado, Rogério Bonassi; Wender, Maria Celeste Osório; Fernandes, César Eduardo. Consenso Brasileiro de Terapêutica Hormonal da Menopausa – Associação Brasileira de Climatério (SOBRAC) – São Paulo: Leitura Médica, 2018.0000000001725.
Compartilhar
Publicado por
Letícia Suzano Lelis Bellusci

Posts recentes

Transtorno do pânico: qual a diferença do ataque de pânico?

Neste episódio, a Dra. Paula Hartmann vai falar sobre transtorno do pânico. Entenda os fatores…

11 horas atrás

Xantelasma: Diagnóstico e tratamento

O xantelasma é uma placa de gordura, amarelada que ocorre mais comumente no canto interno da pálpebra.…

11 horas atrás

Síndrome do piriforme: o que é e qual o seu tratamento?

A síndrome do piriforme é uma condição decorrente da compressão do nervo ciático pelo músculo…

12 horas atrás

Urina de 24 horas: como orientar a coleta?

Embora a coleta/conservação de urina seja simples, ela costuma gerar muitas dúvidas nos pacientes e até…

13 horas atrás

Enfermeiros dos EUA são mais propensos a ter pensamentos suicidas do que outros trabalhadores da área de saúde

Os pesquisadores descobriram que o Burnout estava fortemente associado à pensamentos suicidas entre os enfermeiros.…

15 horas atrás

Assistência manual intermitente da respiração versus pressão suporte durante o processo de extubação

Não só a intubação orotraqueal mas o processo da extubação é um dos maiores desafios…

16 horas atrás