Perfusão capilar periférica é eficaz para guiar a ressuscitação volêmica?

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre o estudo que comparou a eficácia da ressuscitação volêmica focada na perfusão capilar periférica (PCP).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Esta semana postamos aqui no portal um artigo sobre uma revisão atual no tratamento do choque séptico e citamos o estudo ANDROMEDA, quando falamos em hemodinâmica. Nosso objetivo é falar um pouco mais sobre este estudo que comparou a eficácia da ressuscitação volêmica focada na perfusão capilar periférica (PCP) com a ressuscitação dirigida pelo nível de lactato no choque séptico em adultos. Será que foi possível observar redução da mortalidade usando a perfusão capilar?

O ANDROMEDA foi um ensaio multicêntrico, randomizado realizado em 28 Unidades de Terapia Intensiva em cinco países. 424 pacientes com choque séptico foram incluídos entre março de 2017 e março de 2018. No estudo, os pacientes eram randomizados para dois grupos, um em que se acompanhava a normalização do tempo de enchimento capilar e outro em que se avaliava a normalização dos níveis de lactato.

Foram incluídos pacientes adultos (≥18 anos) com choque séptico, definido como infecção suspeita ou confirmada, além de hiperlactatemia (≥2.0 mmol / L) e necessidade de vasopressores para manter a pressão arterial média (PAM) de 65 mmHg ou mais após reposição de fluidos por via intravenosa de 20 mL/kg em 60 minutos. Os pacientes foram recrutados dentro de 4 horas após preenchimento dos critérios. Os pacientes elegíveis foram alocados aleatoriamente para ressuscitação guiada por perfusão periférica ou grupos de ressuscitação direcionados pelo nível de lactato.

O nível de lactato foi avaliado a cada duas horas, enquanto a PCP foi avaliada a cada 30 minutos, por causa da taxa de recuperação mais rápida, até a normalização e depois a cada hora durante o período de intervenção. A meta para o grupo de perfusão periférica era normalizar a PCP, enquanto a meta para o grupo lactato era normalizar ou diminuir os níveis de lactato em 20% a cada 2 horas.

Leia mais:  Como manejar a derressuscitação volêmica?

No ensaio, foi visto que a mortalidade em 28 dias foi de 34,9% no grupo PCP em comparação com 43,4% grupo de ressuscitação direcionado ao nível de lactato, uma diferença que não atingiu significância estatística. Estes achados não suportam o uso de PCP como estratégia de ressuscitação direcionada à perfusão em pacientes com choque séptico.

E qual seria a importância de termos a perfusão capilar periférica como uma possibilidade de guia de ressuscitação hemodinâmica?

Quem trabalha em locais públicos no Brasil sabe bem as dificuldades de se manejar o choque séptico com recursos limitados. Ferramentas de monitoramento, incluindo aquelas para avaliar a capacidade de resposta a fluidos, podem estar faltando, e os alvos de ressuscitação são amplamente baseados em parâmetros clínicos. Por isso a importância de estudos que validem essas alternativas baratas de avaliação da perfusão tecidual periférica. Estaremos atentos às novidades para compartilharmos com vocês.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Hernández G, Ospina-Tascón GA, Damiani LP, et al. Effect of a Resuscitation Strategy Targeting Peripheral Perfusion Status vs Serum Lactate Levels on 28-Day Mortality Among Patients With Septic ShockThe ANDROMEDA-SHOCK Randomized Clinical TrialJAMA. 2019;321(7):654–664. doi:10.1001/jama.2019.0071
  • Effect of a Resuscitation Strategy Targeting Peripheral Perfusion Status vs Serum Lactate Levels on 28-Day Mortality Among Patients With Septic ShockThe ANDROMEDA-SHOCK Randomized Clinical Trial Glenn Hernández, MD, PhD1; Gustavo A. Ospina-Tascón, MD, PhD2; Lucas Petri Damiani, MSc3; et al JAMA. 2019;321(7):654-664. doi:10.1001/jama.2019.0071. February 17, 2019
  • How Best to Resuscitate Patients With Septic Shock? Derek C. Angus, MD, MPH1,2 JAMA. 2019;321(7):647-648. doi:10.1001/jama.2019.0070. February 17, 2019

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades