Perícia Médica Securitária: conheça a importância da atividade

A Perícia Médica Securitária em seguros de pessoas objetiva a regulação dos benefícios contratados pelos segurados e está contida na sua análise.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A atividade médico-pericial tem fundamental importância na regulação de sinistros em seguros de vida. Seja em sede administrativa, quando a perícia realizada objetiva o enquadramento das informações médicas apresentadas com as cláusulas contratuais da apólice em análise, seja no contencioso em âmbito do Direito Civil, onde tramitam os processos securitários, a perícia médica é prova fundamental para que se dê prosseguimento ao pleito.

Na seara administrativa, a Perícia Médica Securitária em seguros de pessoas objetiva a regulação dos benefícios contratados pelos segurados e está contida na sua análise e enquadramento, vejamos;

Análises e coberturas em seguros de pessoas:

  • DIT (Diárias por incapacidade temporária) – As avaliações periciais têm como finalidade verificar os dias de afastamento do trabalho que se justificam pela doença ou acidente sofrido pelo segurado.
  • IPA (Invalidez permanente parcial ou total por acidente) – As avaliações periciais têm como finalidade verificar o grau ou percentual de taxa de invalidez permanente que se justifica pelas sequelas físicas apresentadas.
  • IFPD (Invalidez funcional permanente e total por doença) – As avaliações periciais têm como finalidade verificar a existência de um quadro clínico incapacitante que inviabilize o pleno exercício das relações autonômicas do segurado.
  • DG (Doenças graves) – As avaliações periciais têm como finalidade verificar a existência de um quadro clínico que caracterize uma doença grave.
  • Análise médico-legal de risco securitário – As avaliações periciais têm como finalidade verificar a existência de potenciais riscos à saúde do proponente.
  •  ILPD (Invalidez laborativa permanente e total por doença) – As avaliações periciais têm como finalidade verificar a existência de um quadro clínico incapacitante que inviabilize a atividade laboral habitual.

Cada uma dessas coberturas tem redação padrão definida pela SUSEP e, acaso contratadas, deverão seguir os parâmetros estabelecidos pela autarquia federal.

Leia mais: Medicina Legal e Pericias Médicas: áreas de estudo e atuação profissional

No âmbito do Direito Cível, na esfera securitária, a maior parte das controvérsias está contida na avaliação da cobertura pleiteada nos casos de IFPD (Invalidez funcional permanente e total por doença,) ILPD (Invalidez funcional permanente e total por doença) e IPA (Invalidez permanente parcial ou total por acidente).

No que tange ao ato pericial, em ambas situações, administrativa e judicial, além da avaliação documental e identificação de elementos indispensáveis às conclusões, o exame físico faz parte da Valoração do Dano Corporal e na avaliação, no caso das doenças, da existência de restrições funcionais, suas possibilidades de recuperação e suas repercussões às atividades do dia a dia e ao labor, a depender de cada caso.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=25b2822c2f5a3230file:///C:/Users/pc/Downloads/SuelyTeseToda.pdf.pdf

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.