Permanência de sintomas visuais após a realização da técnica LASIK

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Segundo um recente estudo publicado no JAMA Ophthalmology, pacientes submetidos à LASIK1 (do inglês, laser in situ keratomileusis) frequentemente desenvolvem novos sintomas visuais.

O estudo observacional prospectivo avaliou a satisfação, sintomas visuais, e seus efeitos no funcionamento e bem estar dos indivíduos submetidos à cirurgia LASIK para miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Aproximadamente 600 pessoas foram avaliadas e completaram uma autoavaliação baseada em sintomas antes da cirurgia e durante vários períodos após o procedimento.

Em geral, foi observada melhora nos sintomas após a cirurgia. No entanto, entre os participantes sem sintomas visuais antes da cirurgia, mais de 40% relataram novos sintomas três meses depois do procedimento, sendo a xeroftalmia e a escotoma os sintomas mais relatados. Estes sintomas persistiram em cerca de um terço dos participantes em seis meses. Adicionalmente, quase 30% dos participantes relataram ressecamento dos olhos três meses após a cirurgia.

Para os autores, os resultados suportam a necessidade de aconselhamento adequado sobre a possibilidade de desenvolver novos sintomas após a cirurgia LASIK.

*Artigo revisado pela biomédica Juliana Festa.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • Hays RD, Tarver ME, Spritzer KL, Reise S, Hilmantel G, Hofmeister EM, et al. Assessment of the Psychometric Properties of a Questionnaire Assessing Patient-Reported Outcomes With Laser In Situ Keratomileusis (PROWL). JAMA Ophthalmol [Internet]. 2016;1–10. Available from: https://archopht.jamanetwork.com/article.aspx?doi=10.1001/jamaophthalmol.2016.4597
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar