Perspectivas da máquina de perfusão hipotérmica no transplante hepático

Patologias que cursam com necessidade de transplante hepático são crescentes, o que aumenta a demanda por órgãos viáveis.

Patologias que cursam com necessidade de transplante hepático são crescentes, o que aumenta a demanda por órgãos viáveis não só a nível nacional, mas também globalmente. Partindo dessa necessidade tem-se buscado meios de reduzir o dano causado pelo tempo de isquemia fria, elevando a proporção de órgãos viáveis para transplante hepático e reduzindo complicações isquêmicas dos enxertos hepáticos.

Perspectivas da máquina de perfusão hipotérmica no transplante hepático

Manutenção do órgão

Dentre as opções de preservação de órgãos, a máquina de perfusão hipotérmica (MPH) mostrou resultados iniciais otimistas, principalmente naqueles advindos de doadores em parada circulatória. A MPH é capaz de promover perfusão através de um sistema de bombas centrífugas conectadas à veia porta e artéria hepática, mantendo baixo o gasto metabólico celular com uso de solução de preservação hipotérmica (10 °C).

Leia também: 10 dicas para manejo de pacientes que receberam transplante de fígado

Foi visando avaliar a eficácia desse sistema que um recente estudo multicêntrico, prospectivo, randomizado comparou MPH à clássica preservação estática no gelo, tendo como critério primário a incidência de estenose biliar não anastomótica (EBNA) em até 6 meses após o transplante hepático. Participaram do estudo 160 pacientes, dos quais metade compunham o grupo controle (apenas preservação estática no gelo) e metade receberam órgãos assistidos por MPH. Todos tiveram doadores com parada circulatória, sendo o tempo de isquemia fria no grupo MPH discretamente menor comparado ao grupo controle (6 horas 11 minutos vs 6 horas 49 minutos, respectivamente). Em relação ao desfecho primário, EBNA sintomática ocorreu em 5 dos 78 pacientes do grupo com máquina de perfusão hipotérmica (6%), já no grupo controle esse evento ocorreu em 14 pacientes (18%, P= 0,03).

Também foi avaliada a incidência de síndrome de reperfusão (SR), que é definida como a redução de mais de 30% da pressão arterial média comparativamente ao valor pré-reperfusão, tendo o grupo controle apresentando mais casos (27% vs. 12%). Disfunção precoce do enxerto ocorreu em 26% dos pacientes do grupo MPH e em 40% do grupo controle, tendo este mesmo grupo apresentado um caso de falha primária do enxerto.

Em relação aos tratamentos necessários para manejar complicações pós-transplante, inclusive EBNA, foram realizadas quatro vezes mais abordagens no grupo controle, sendo mais comum o uso de antibióticos por colangite (N = 4 vs. N = 14), implante de stents via percutânea ou endoscópica (N = 5 vs. N = 22), readmissão hospitalar (N = 6 vs. N = 17) e retransplante (N = 3, todos do controle) devido à severa EBNA.

Não houve diferença significativa entre os grupos quanto à necessidade de hemodiálise, tempo de permanência hospitalar e sobrevida em um ano.

Saiba mais: Testes não invasivos para avaliação da gravidade da doença hepática gordurosa não alcoólica do fígado

O presente estudo mostrou o benefício do uso da MPH, principalmente em órgãos advindos de doadores em parada circulatória, os quais tendem a ter incidência maior de complicações biliares. Neste perfil de paciente, o uso da máquina de perfusão hipotérmica pode representar um significativo avanço, com perspectiva da redução das principais complicações pós-operatórias, como a EBNA.

Para Levar Para Casa

A preservação do enxerto hepático é um dos principais desafios na logística dos centros transplantadores e um dos fatores limitantes para aumento de órgãos viáveis disponíveis. Nesse contexto, o uso de tecnologias como a máquina de perfusão será potencialmente benéfica para aumento de órgãos viáveis. Para viabilizar o uso dessa tecnologia no Brasil é preciso adequá-la à realidade nacional, ponderando seu custo-efetividade, além da aplicabilidade em nosso perfil de doadores.

Referências bibliográficas:

  • van Rijn R, Schurink I, de Vries Y, van den Berg A, Cortes Cerisuelo M, Darwish Murad S et al. Hypothermic Machine Perfusion in Liver Transplantation — A Randomized Trial. New England Journal of Medicine. 2021;384(15):1391-1401. doi: 10.1056/NEJMoa2031532

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.