Estudo mostra baixa concentração de antibióticos em infecções graves

Uma pesquisa constatou que a concentração de antibióticos betalactâmicos ministrados em pacientes acometidos com infecção grave está abaixo do recomendado. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Uma pesquisa realizada na Austrália constatou que a concentração de antibióticos betalactâmicos ministrados em pacientes acometidos com infecção grave está abaixo do recomendado. De acordo com o levantamento publicado na revista Journal of Antimicrobial Chemotherapy em agosto, os pesquisadores encontraram diversas variações nos níveis nos antimicrobianos, geralmente inferiores ao aceitável.

O estudo contou com 330 participantes em 369 episódios de infecção. 14% estavam em terapia substitutiva renal e 39% apresentavam clearance de creatinina >130 mL/min. Para testar a concentração de betalactâmicos foram coletadas amostras de plasmas do Royal Brisbane and Women’s Hospital e a verificação ocorreu por meio de cromatografia líquida de alta performance. Foi considerada como padrão de testagem a dose indicada na prescrição clínica dos pacientes no cotidiano deste centro médico.

Leia mais: Crianças internadas com pneumonia: é realmente eficaz associar macrolídeo ao tratamento com beta-lactâmico?

A pesquisa testou os seguintes antibióticos: ceftriaxona, benzilpenicilina, cefazolina, flucloxacilina, piperacilina, meropeném e ampicilina. Parâmetros de farmacocinética e farmacodinâmica (PK/PD) foram calculados para os patógenos isolados ou, em caso de culturas negativas, para os patógenos mais relevantes.

O aumento na dosagem foi indicado em 33,1% e 63,4% dos casos para atingir os índices PK/PD de 100%  fT>MIC e 100% fT>4×MIC, respectivamente. Betalactâmicos com maior ligação proteica (ceftriaxona e benzilpenicilina) tiveram melhor desempenho terapêutico (P <0,01), mas se mostraram mais propensos a terem dosagem em excesso. O índice de clearance de creatinina >130 mL/min nos pacientes diminuiu a chance de os fármacos atingirem o índice PK/PD 100% fT>MIC. 

Surpreendentemente, a continuidade na administração dos antibióticos betalactâmicos foi associada à diminuição da chance de a concentração do fármaco atingir o parâmetro 100% fT>MIC. 

A significância da pesquisa ainda é desconhecida devido à escassez de evidência de que os resultados obtidos podem influenciar nos desfechos do quadro médico de pacientes com infecção grave.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Wong G et al. Therapeutic drug monitoring of β-lactam antibiotics in the critically ill: Direct measurement of unbound drug concentrations to achieve appropriate drug exposures. J Antimicrob Chemother 2018 Aug 17; [e-pub]. (https://doi.org/10.1093/jac/dky314).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades