Pesquisa identifica complicações em portadores de traço falciforme

Em um estudo revisional, pesquisadores investigaram as possíveis complicações que portadores do traço falciforme poderiam ter no futuro. Confira.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O traço falciforme acontece quando o indivíduo herda de um dos pais os genes causadores da anemia falciforme, porém não manifesta os sintomas da doença. No entanto, há a possibilidade de o portador transferir esses genes pra seus descendentes, que podem contrair a anemia falciforme, caracterizada pela deformação da hemácia que fica no formato de “foice”, fazendo com que essas células transportem com dificuldade o oxigênio no sangue e causem anemia.

Leia mais: Anemia falciforme: apresentação clínica e abordagem diagnóstica

Apesar de assintomáticos, indivíduos com este tipo de gene podem desenvolver complicações circulatórias, embolia pulmonar e problemas nos rins. Em um estudo revisional, pesquisadores investigaram os possíveis desfechos que portadores do traço falciforme poderiam ter no futuro. A pesquisa analisou sistematicamente 41 estudos de coorte populacional ou de controle e identificaram algumas doenças relacionadas a este tipo de condição hereditária.

As informações foram obtidas de bancos de dados de diversas pesquisas realizadas entre 1970 e 2018,e os resultados foram publicados em novembro deste ano na revista Annals of Internal Medicine. Os principais eventos identificados foram:

  • Complicações renais: a pesquisa observou alto risco de hematúria, doença renal crônica, proteinúria, albuminúria e, em alguns casos, houve a presença de insuficiência renal terminal.
  • Complicações vasculares: foram identificados altos riscos para o desenvolvimento de tromboembolismo venoso (Hazard ratio 1,6; IC 95% [1,05 a 2,45]) e embolia pulmonar (HR 3,9; IC 95% [2,2 a 6,9]). Não foram observados indícios de insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio ou hipertensão em pacientes com o traço falciforme
  • Em uma das análises foi identificado um pequeno risco para o desenvolvimento de lesão por esforço repetitivo (LER), principalmente a rabdomiólise em indivíduos portadores do gene. (Hazerd ratio ajustada 1,54; IC 95% [1,12 a 2,12]).
  • Não houve influência do traço falciforme no peso e na altura de crianças com o gene.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades