Pesquisa PEBmed: médicos se sentem pressionados a tomarem decisões

A PEBmed ouviu a opinião de mais de 4 mil médicos brasileiros. Os resultados mostram que eles se sentem pressionados diariamente a tomar decisões.

Em julho, a PEBmed ouviu a opinião de mais de 4 mil médicos brasileiros sobre assuntos relacionados ao dia a dia da profissão. Os resultados mostram que os médicos se sentem pressionados diariamente a tomarem decisões de imediato.

500x120-usuarios

Na pesquisa, perguntamos aos médicos: “Hoje no seu lugar de trabalho você se vê pressionado para tomar uma decisão de imediato?”, e 59,6% dos entrevistados responderam que se sentem pressionados “o tempo todo”; 24,2% disseram “semanalmente” e apenas 16,2% responderam que “raramente” enfrentam pressão no trabalho.

Os médicos de hoje estão sob uma enorme pressão para controlar custos, mantendo a qualidade e a produtividade, mesmo com recursos escassos e falta de segurança. Não é a toa que os profissionais que mais sofrem são os que trabalham em hospitais públicos.

Veja também: ‘Médicos devem continuar atendendo mesmo estando cansados?’

Essa pressão diária para a tomada de decisões leva à exaustão e ao esgotamento profissional, também conhecido como burnout. Como os médicos podem evitar isso? O primeiro passo é reconhecer os possíveis desencadeadores, conversar sobre eles com amigos/família e principalmente modificar comportamentos autodestrutivos.

Os médicos precisam aprender a se cuidar. Compreender seus limites, partilhar problemas e valorizar o lado social da vida são fundamentais na prática diária. Cuidar de si mesmo deve ser uma das prioridades para que se possa cuidar ainda melhor dos pacientes.

banner

Durante a semana, faremos artigos especiais mostrando mais resultado da pesquisa. Fique ligado!

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.